São Paulo, sábado, 10 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMÉRCIO EXTERIOR

Nova data ainda não foi marcada

OMC decide adiar encontro sobre negociações agrícolas em Genebra

DA REPORTAGEM LOCAL

A OMC (Organização Mundial do Comércio) anunciou ontem a decisão de adiar a sessão de negociações agrícolas prevista para ocorrer na próxima semana em Genebra (Suíça).
A falta de tempo para elaborar um texto que refletisse o consenso entre os países-membros foi apontada como a razão para o adiamento. Uma nova data ainda não foi marcada.
Para tentar fazer avançar as discussões na área agrícola, o NG5 se reúne neste final de semana em Paris. O grupo é formado pelos mais importantes negociadores agrícolas: EUA, União Européia, Índia, Brasil e Austrália.
O atraso no cronograma das discussões pode adiar a apresentação do rascunho das propostas de liberalização comercial da Rodada Doha.
Pelo calendário da OMC, esse documento deve estar concluído até o final deste mês. A conclusão da Rodada Doha, iniciada no Qatar em 2001, é esperada para 2005.
O obstáculo para o cumprimento dessa data continua a ser um acordo agrícola.
Em Cancún, no ano passado, o impasse nessas negociações paralisou o encontro da OMC. Os países em desenvolvimento exigiram mais acesso a mercados e a eliminação de subsídios agrícolas dos países ricos. A questão continua a ser sensível para os países desenvolvidos.
O encontro do NG5, que já se reuniu em junho, em São Paulo, é visto como um dos principais canais para desatar esse nó. Supachai Panitchpakdi, secretário-geral da OMC, e Robert Zoellick, representante comercial dos EUA, vão a Paris para a reunião.


Texto Anterior: Amorim vê "dores do crescimento"
Próximo Texto: Capitalismo vermelho: China paralisa fábricas para frear expansão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.