São Paulo, segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMÉRCIO

Japão reclama de protecionismo de Brasil e Índia

DA REDAÇÃO

O governo japonês afirmou que está preocupado com o aumento de medidas antidumping (em que há acusação de venda abaixo do preço de custo) e outras formas de protecionismo pelo Brasil, pela China e pela Índia.
De acordo com o vice-ministro de Economia, Comércio e Indústria japonês, Hiroyuki Ishige, o Brasil e os dois países asiáticos são "infelizmente" grandes usuários de medidas antidumping para tentar proteger a indústria local da crise global.
"Medidas antidumping estão sendo cada vez mais usadas, barreiras ao comércio são utilizadas inapropriadamente de forma intencional e o "buy local" [compra de produtos da indústria do país pelo governo] é incentivado", disse ao "Financial Times".
As declarações de Ishige ocorrem em um momento em que as exportações do Japão (principal motor da segunda maior economia global) estão cerca de 50% menores em relação ao patamar do ano passado.


Texto Anterior: Tecnologia: Venezuela deve usar TV digital nipo-brasileira
Próximo Texto: Folhainvest
Investidor revê aplicações em renda fixa

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.