São Paulo, Terça-feira, 10 de Agosto de 1999
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Maioria das estradas de SP recebe regular

ALESSANDRO SILVA
da Folha Ribeirão

A maioria das estradas estaduais entregues para a exploração de concessionárias recebeu nota regular em avaliação feita pelo próprio governo do Estado.
Dos 19 trechos de rodovias inspecionados pela Secretaria de Estado dos Transportes, 11 tiraram nota abaixo de 4 (bom).
As notas variam de 1 (insuficiente) a 5 (excelente).
Nenhuma empresa conseguiu nota máxima na primeira avaliação desde que o Programa de Concessões começou, em março do ano passado.
Apenas cinco foram classificadas como boas: rodovia Washington Luiz (Centrovias), SP-334 (Renovias), que liga São João da Boa Vista a Minas Gerais, Anhanguera (AutoBAn), Brigadeiro Faria Lima (Tebe), de Bebedouro a Barretos, e Castelo Branco (Viaoeste).
As piores estradas do Estado, que tiveram nota 2 (deficiente), ficam na região de Ribeirão Preto: a rodovia Carlos Tonani (Sertãozinho-Borborema) e a Brigadeiro Faria Lima (Matão-Bebdouro) -todas administradas pela empresa Triângulo do Sol.
Entre os itens avaliados pela Comissão de Concessão estão a segurança, o cumprimento do cronograma de obras e a manutenção do lote de pistas.
As notas foram dadas por integrantes das CAFs (Comissão de Acompanhamento e Fiscalização). Participam da inspeção representantes do governo, da sociedade civil e deputados. Há um grupo por trecho.
Nos trechos regulares, estão cerca de dez praças de pedágio, cobrando de R$ 2,30 a R$ 4,80 -a maioria nos dois sentidos. Ao todo, a região tem 18 postos de cobrança.
""As notas indicam em quais itens as empresas deverão se aprimorar, mas não servem como parâmetros para multas contratuais", disse Zilla Patrícia Bendit, coordenadora de Comunicação da Comissão de Concessão.
No final de semana, o governador Mário Covas visitou os trechos concedidos à Triângulo do Sol, Autovias e Vianorte -todas na região de Ribeirão Preto- e ameaçou até rescindir contratos por causa dos atrasos em obras.
Esta semana, as concessionárias notificadas estão negociando a não-autuação por parte do governo. O prazo vence na sexta.

Outro lado
A maioria das empresas conhecia a média geral, mas desconhecia a avaliação por rodovia.
O diretor comercial da Triângulo do Sol, Alexandre Pereira, afirmou que uma "coincidência de fatos ruins" atrapalhou o desempenho da concessionária na primeira avaliação.
"Existe um atraso até porque não conseguimos licença ambiental para realizar a duplicação da rodovia Brigadeiro Faria Lima", disse ele. A empresa também tenta obter empréstimos.
O ombusdman da Centrovias, Carlos Prado, disse que a nota da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros se deve à interdição da ponte sobre o rio Tietê, em Pederneiras. Uma barcaça bateu num dos pilares da ponte.
A Autovias, a Vianorte e a Renovias não se manifestaram sobre o relatório do Estado.
Já a Ecovias, que administra o sistema Imigrantes, disse que está recorrendo da notificação por atraso de obras.


Colaborou Luciana Cavalini, da Folha Ribeirão

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