São Paulo, terça-feira, 10 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENTENDA

Levantamento da Firjan usa dados de pesquisa da FGV

DA SUCURSAL DO RIO

O levantamento da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) foi feito com base em dados de pesquisa anual da FGV (Fundação Getúlio Vargas) com balanços de 330 companhias do setor da indústria de transformação.
Essas empresas, somadas, tiveram um faturamento de R$ 201 bilhões em 2001 -quantia que representa um quinto do PIB do país.
Pela metodologia da Firjan, os dados sobre endividamento e rentabilidade não correspondem a uma média do setor em cada ano pesquisado (de 1995 a 2001). Foi usada a mediana, ou seja, o ponto médio, que exclui os 50% de empresas que estão acima e os 50% que estão abaixo daquele dado.
Segundo a Firjan, foi adotado esse critério para evitar distorções, já que a média pode sofrer influências de extremos -tanto de alta quanto de baixa- muito discrepantes.


Texto Anterior: Sob FHC, dívida das indústrias subiu 71%
Próximo Texto: Mercado Financeiro: Bolsa sobe 2,44%, risco Brasil cai 3,7%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.