UOL


São Paulo, quarta-feira, 10 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRABALHO

Centrais lançam campanha

Unidas, CUT e Força pedem 20% de reajuste

DA REPORTAGEM LOCAL

CUT (Central Única dos Trabalhadores) e Força Sindical lançam hoje a campanha salarial unificada das categorias profissionais com data-base no segundo semestre deste ano para reivindicar reajuste salarial de 20%, redução da jornada de trabalho em 10% e participação nos lucros.
Detalhes da pauta, que vai reunir reivindicações de cerca de 4 milhões de trabalhadores de 20 categorias profissionais, serão definidos hoje após reunião de sindicalistas das duas centrais.
Entre as categorias que participarão da campanha unificada estão metalúrgicos, químicos, bancários, petroleiros, têxteis e comerciários.
"Algumas categorias podem fazer mobilizações em conjunto. Outras deverão unificar as negociações", diz João Carlos Gonçalves, secretário-geral da Força.
Caso dos metalúrgicos. Filiados à Força estão 51 sindicatos paulistas, e à CUT, 17 -juntos, representam cerca de 900 mil metalúrgicos no Estado.
Os sindicalistas querem ainda incluir nas discussões da campanha três reivindicações: a redução dos juros, a correção anual da tabela de Imposto de Renda da pessoa física e a adoção de políticas para a criação de empregos.
"Isso, na verdade, não faz parte da campanha salarial. É um pleito do movimento sindical, de todas as centrais", diz Luiz Marinho, presidente da CUT.


Texto Anterior: Europa e Amorim já trocam acusações
Próximo Texto: Panorâmica - Petroleiros: Trabalhador da Replan faz paralisação por reajuste
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.