UOL


São Paulo, quarta-feira, 10 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O VAIVÉM DAS COMMODITIES

Missão adiada
O governo brasileiro e entidades ligadas ao setor de carnes não vão mais à Europa na próxima semana para verificar as exigências dos europeus na importação de carne bovina. Segundo Maçao Tadano, da Secretaria de Defesa Agropecuária, a missão que ia discutir a rastreabilidade foi adiada. O governo ainda não tem a nova data.

Chile suspende importação
O Chile suspendeu ontem parcialmente a importação de carne bovina brasileira por problemas de certificação sanitária, anunciou o governo chileno. A suspensão tem caráter temporal e afeta apenas 6 frigoríficos dos 40 autorizados a exportar para aquele país.

Números conhecidos
A FAO (órgão da ONU para alimentação) divulgou números que mostram quebra de safra e redução de estoques de alimentos. A nova previsão mostra que a produção mundial cai para 1,86 bilhão de toneladas, 48 milhões menos do que a estimativa feita em junho.

Os piores
O trigo registra um dos piores cenários. A produção mundial deste ano cai para 556 milhões de toneladas, a menor desde 95. Segundo a FAO, os estoques totais de cereais caem para 372 milhões de toneladas, 95 milhões a menos do que os deste ano.

Avanço nas exportações
Dados da Abiove e da Secex mostram que o Brasil já embarcou 19,4 milhões de toneladas de soja desde fevereiro. Esse volume está muito próximo da previsão da Abiove, de 21,2 milhões de toneladas para o período de fevereiro de 2003 a janeiro de 2004.

Mais receitas
O Brasil exportou 16,2 milhões de sacas de café de janeiro a agosto, 1,5% menos do que em 2002. Apesar do volume menor, as receitas subiram para US$ 921 milhões neste ano, com alta de 18%, conforme dados do Cecafé (conselho dos exportadores).

Estocagem
Guilherme Braga, diretor-geral do Cecafé, diz que a queda nas exportações de agosto em relação ao mesmo mês do ano passado se deve à safra menor e ao elevado volume estocado. Esses dois fatores dão menor competitividade ao produto brasileiro no mercado externo, avalia Braga.

Controlar produção
Nestor Osorio, diretor-executivo da Organização Internacional do Café, disse ontem que a produção mundial de café de 2003/4 cai para 102 milhões de sacas, contra 119 milhões da anterior. Osorio diz que os países produtores deveriam manter a produção em apenas 100 milhões de sacas por ano.

Crédito em ações
Os credores da Fazendas Reunidas Boi Gordo S.A., que está em concordata, poderão trocar os créditos por ações em uma nova companhia, a Global Brasil, diz a Reuters. A idéia é aumentar o poder de barganha dos credores para assumir o controle dos 300 mil hectares de terra ainda nas mãos da Boi Gordo.

Novos pólos
O Mapa vai abrir mais quatro pólos de fruticultura: melão (CE e RN), banana (SP e SC), pêssego (RS) e figo e goiaba (SP).

E-mail:
mzafalon@folhasp.com.br


Texto Anterior: Mercado financeiro: Bolsa interrompe sequência de sete altas
Próximo Texto: Curto-circuito: Novo acordo prevê perdão de multa da AES
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.