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Mercado Aberto
Guilherme Barros @ - guilherme.barros@uol.com.br
Apex faz planos para o próximo governo
Mesmo já tendo decidido
deixar o cargo em no próximo
ano, independentemente do
resultado das eleições, Juan
Quirós, presidente da Apex-Brasil (Agência de Promoção
de Exportações), começa a traçar uma estratégia de trabalho
para o próximo governo. O executivo se reunirá com uma série de entidades empresariais
com o objetivo de deixar um
planejamento estratégico para
o seu sucessor.
O primeiro encontro ocorre
amanhã, em São Paulo, no escritório do BNDES, com 11 setores empresariais que possuem projetos na agência. Entre eles, representes das seguintes associações: ABIT, Abicalçados, Abimaq e IBGM. "O
nosso intuito é o de deixar as
prioridades do setor privado
registradas para a próxima gestão", diz Quirós.
Um dos temas que estarão na
pauta dessas reuniões com associações empresariais, segundo Quirós, é a abertura de novos centros de distribuição em
países que podem ser estratégicos para o incremento das exportações brasileiras, como a
China e a África do Sul.
Há também outros pontos
considerados prioritários, como o de elevar a exportação de
produtos ligados à área de serviços. De acordo com Quirós,
assim como a Apex promoveu a
venda de serviços hospitalares,
o objetivo, é o de fazer o mesmo
na área de engenharia.
Quirós informará também às
associações empresariais que, a
partir do ano que vem, será
criado um portal de inteligência comercial da Apex, em que
todos os dados da inteligência
comercial da agência estarão
disponíveis. Os empresários
poderão saber no portal não só
as fases que se encontram os
projetos, como também os
mercados que podem ser prospectados em busca de novos
negócios.
Outro tema que Quirós pretende pôr na mesa para discutir
com os empresários é a intensificação dos investimentos do
país na produção de orgânicos.
Segundo Quirós, o Brasil tem
um papel importante como
produtor de orgânicos, mas deve ampliar essa sua atividade. O
objetivo é aumentar a exportação de orgânicos com maior índice de valor agregado.
Também faz parte dos planos
de Quirós o incentivo à produção de etanol, onde o Brasil
possui vantagem comparativa
em relação ao resto do mundo.
Tanto que, em 30 dias, a Apex
fecha uma APL (arranjo produtivo local) relacionada a etanol
em Piracicaba, interior de São
Paulo.
Cerca de 70 empresas farão
parte da APL, desde fornecedoras de equipamentos a usinas.
O objetivo é vender o produto
para países como Estados Unidos, México e Índia.
LUXO À BEIRA-MAR
Com projeto do designer francês Philippe Starck, o hotel Fasano Vieira Souto começa a mostrar a sua cara. A
fachada do empreendimento já pode ser vista por quem
passa pela orla de Ipanema, na altura da rua Joaquim Nabuco. Com mais de 90 suítes debruçadas sobre o mar, o
hotel deve abrir suas portas em novembro deste ano. Na
decoração, fotografias do Rio antigo.
ALTA RENDA
O Banco do Brasil acaba
de aprovar plano para aumentar a participação no
mercado de alta renda. Com
o plano, o banco poderá expandir a base de clientes Estilo em mais de 160% e inaugura, até o fim do ano que
vem, 40 agências de atendimento exclusivo e 89 espaços compartilhados com as
agências de varejo, totalizando 317 pontos de atendimento para a alta renda.
PIRATAS NA FAXINA
A partir de amanhã, a Abipla e o Sipla apresentam, na
feira Varejo Total, os principais prejuízos causados pelos produtos de limpeza
clandestinos ou ilegais. Estimativas das entidades revelam que, em 2005, o setor
perdeu R$ 558 milhões.
PUBLICIDADE
O mercado publicitário
sentiu, neste ano, que o entusiasmo do anunciante brasileiro foi grande, apesar da derrota na Copa do Mundo.
Só no primeiro semestre, o
setor teve alta de 17%. Em
2006, José Carlos de Salles
Gomes Neto, presidente do
Grupo Meio & Mensagem,
acredita que o mercado crescerá 15%. Salles é idealizador do MaxiMídia, que terá
sua 16ª edição realizada entre 3 e 5 de outubro, em São
Paulo. A expectativa é de que
cerca de 700 pessoas participem do fórum de debates do
evento, que reúne executivos como José Bonifácio de
Oliveira Sobrinho. Outros 15
mil são esperados para a feira que mostra novidades do
setor e 5 mil devem estar na
rede de 24 cidades que participam do evento, via satélite.
"MAISON" DO DESIGN
Com 12 anos de experiência no mercado brasileiro e no exterior, a designer de jóias, bijouterias e acessórios Adriana
Bittencourt se prepara para abrir, na próxima quarta, uma
"maison" nos Jardins, em São Paulo. Bittencourt deslocará a
loja que já existe hoje para uma casa de vila, que será totalmente ocupada pelos produtos desenhados por ela. "A intenção é fazer uma coisa bem familiar, superpersonalizada, com
inspiração no verão europeu", diz. Com a abertura da loja, a
designer, que é auxiliada na administração da marca pela irmã Fernanda Bittencourt, redesenha seu modelo de negócios, com o foco na loja própria e nas exportações, deixando
de lado a atuação em lojas multimarcas brasileiras. "Com a
demanda das exportações, não estávamos dando conta do
mercado interno." Cerca de 60% de sua produção vai para
países de diferentes continentes como Japão, Líbano e Austrália. Bittencourt não planeja abrir outra loja no Brasil.
"Queremos manter apenas uma, em São Paulo. A idéia é que
nossa próxima loja seja nos Estados Unidos", diz a designer.
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