São Paulo, sábado, 11 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NEGÓCIOS

Unidade criará 2.000 vagas

Adidas vai construir nova fábrica na Bahia

DA REPORTAGEM LOCAL

A Adidas vai construir uma nova fábrica de calçados na Bahia e, com a operação, deve criar 2.000 novos postos de trabalho no Estado. A localização exata da fábrica ainda não foi definida pela Paquetá, a subsidiária brasileira da empresa alemã. A produção será para atender o mercado interno e para exportar para a Argentina.
A empresa alemã quer, com a construção da fábrica, nacionalizar a maior parte de sua produção no Brasil e, assim, atender o mercado do país e a subsidiária do país vizinho a partir da Bahia.
Atualmente, a Paquetá fabrica em Porto Alegre 30% dos calçados com marca Adidas no Brasil. Com a nova fábrica, a estimativa é que, até o final do ano, essa participação suba para 70%. Os artigos de vestuário e acessórios da marca Adidas já são quase totalmente produzidos no país.
No ano passado, a Adidas do Brasil faturou 53% a mais que em 2001, o melhor resultado da empresa nos últimos seis anos. Entre 1999 e 2002, as vendas da Adidas cresceram 225%. Para este ano, a perspectiva é de um crescimento de mais 40% no faturamento com relação a 2002.
O Estado da Bahia tem, nos últimos anos, despertado o interesse de muitas empresas em expansão e em começo de operação no país. A última grande vitória baiana foi a ida para o Estado da nova fábrica da Ford, em 1999. Essa planta havia sido projetada inicialmente para ocupar uma área no Rio Grande do Sul. (JSO)


Texto Anterior: Trabalho: Economista Paul Singer assume nova secretaria
Próximo Texto: Panorâmica - Tarifas: Energia volta ao preço normal em São Paulo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.