São Paulo, quarta-feira, 11 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EPIDEMIA

Governo tomou decisão na 2ª

Importação de aves dos EUA está proibida

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo brasileiro proibiu, desde segunda-feira, a importação de aves e seus subprodutos dos Estados Unidos. A decisão foi tomada depois da confirmação de um foco de gripe aviária no Estado norte-americano de Delaware. O país já havia proibido a importação de aves de 11 países da Ásia, região na qual a atual epidemia de influenza asiática começou.
O Brasil importa por ano cerca de 1,2 milhão de aves (inclui material genético). Desse total, cerca de 60% vêm dos Estados Unidos, segundo o diretor-substituto do Departamento de Defesa Animal do Ministério da Agricultura, Jamil Gomes de Souza. A suspensão de compras dos EUA é provisória. "Temos informações insuficientes", disse.
As medidas mais recentes que o governo está adotando para evitar que haja uma epidemia de gripe aviária no Brasil foram divulgadas ontem pelo Ministério da Agricultura. A doença poderá beneficiar as exportações brasileiras de frango, que podem crescer até 15%, disse o secretário-executivo do ministério, Amauri Dimazio.
"Não existe risco zero", afirmou Souza sobre a possibilidade de a doença surgir no Brasil. A doença pode entrar no país pelos aeroportos ou em pássaros migratórios que passam pelo Brasil.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Vizinho em crise: Bens argentinos têm novo bloqueio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.