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SIDERURGIA
Companhia aplica US$ 250 mi
CSN investe em nova unidade de chapas
RICARDO GRINBAUM
da Reportagem Local
Apesar da queda na produção de
carros no Brasil, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) vai
manter o investimento conjunto
com a siderúrgica alemã Thyssen
Krupp Stahl para produção de
chapas para a indústria automobilística dos países do Mercosul.
O projeto, que prevê investimento de US$ 250 milhões, foi detalhado ontem em encontro entre os diretores das siderúrgicas e representantes das montadoras. A nova
indústria, chamada GalvaSud, será
construída na cidade de Porto
Real, no Rio de Janeiro.
O terreno onde ficará a GalvaSud
já está sendo terraplanado e a previsão é que a obra fique pronta em
novembro do ano 2000.
"A GalvaSud atingirá plena produção em 2003, quando o mercado
automobilístico já estará recuperado. Até lá, as montadoras devem
fabricar 2,5 milhões de carros por
ano", disse o diretor executivo da
empresa, Ricardo Brito.
A nova indústria produzirá 350
mil toneladas de material galvanizado por ano, que tem sido cada
vez mais usado na carroceria dos
carros por sofrer menos corrosão.
Na Europa, 80% da carroceria dos
carros é feita com chapas galvanizadas, enquanto no Brasil a média
ainda é de 35%.
A CSN também concluiu as negociações com a mexicana IMSA
Acero para construir uma unidade
em Araucária, no Paraná, com investimento de US$ 325 milhões.
Também está em andamento o
projeto da Companhia Siderúrgica
do Ceará (CSC), para produção de
1,2 milhão de toneladas de aços
planos por ano.
Em 1998, a siderúrgica teve lucro
recorde, de R$ 464,4 milhões, 3,1%
superior ao de 1997. A produção ficou praticamente estável, 4,859
milhões de toneladas, 1% abaixo
de 1997.
Cerca de 27% das vendas da CSN
foram destinadas ao mercado externo. As exportações geraram receita bruta de R$ 498 milhões, 7%
menor do que em 1997. O faturamento no mercado interno foi de
R$ 2,37 bilhões.
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