São Paulo, Domingo, 11 de Abril de 1999
Próximo Texto | Índice

PAINEL S/A

Em segundo plano
Pegou muito mal no mercado financeiro a proposta do secretário Everardo Maciel de imposto de renda mínimo. De tão absurda, mostrou que a reforma tributária não é prioridade para o governo.

Medida preventiva
Analistas mais atentos estão tratando de explicar para suas matrizes estrangeiras que o ajuste da economia passará mais pela redução drástica dos juros do que por uma reforma fiscal profunda. É uma prevenção para evitar possíveis frustrações.

Proposta gradual
A previsão da comissão da reforma tributária da Câmara é ter, até julho, alguns pontos de consenso para simplificar os impostos.

Efeito pit bull
O deputado Emerson Kapaz (PSDB-SP) quer por toda a lei reeditar a portaria que isenta as exportações do PIS e da Cofins, suspensa por causa da máxi. Diz que, se for preciso, "morde" para defender as exportações.

Solução arriscada
O governo federal quer apressar a criação de fundos de pensão nos Estados para aliviar o peso das aposentadorias de funcionários. Uma comissão com a CEF, BNDES e outros dará dinheiro e apoio.

Navalha afiada
As agências brasileiras de propaganda seguem cortando custos: inscreveram 30% a menos de peças no Festival Ibero-Americano de Publicidade.

Na rota do fechamento
Mais uma empresa brasileira terá o capital fechado depois de comprada por multinacional. O grupo Lucas Varity, controlador da Freios Varga, fará oferta pública para compra de ações dos minoritários no dia 14, válida por 30 dias.

Disputa na arena
Foram 20 as empresas que consultaram informações sobre a Comgás, mas, para o secretário André Franco Montoro Filho, uns quatro grupos devem participar do leilão na quarta-feira, muito embora só os espanhóis tenham manifestado interesse abertamente.

Décadas perdidas 1
Documento do SindusCon-SP (que reúne grandes construtoras) aponta que o PIB despencou nas duas últimas décadas por falta de investimento em habitação e infra-estrutura. Colaborou, ainda, a baixa produtividade decorrente da não qualificação da mão-de-obra.

Décadas perdidas 2
Segundo o estudo, para a economia crescer 6,9% (taxa da Coréia antes da crise), o investimento deveria subir de 15,4% do PIB para 18,5% do PIB. E a taxa média anual de crescimento da escolaridade teria de passar de 1,8% para 2,2%.

Poupar é o que importa
Para o economista brasileiro radicado nos EUA Alexandre Scheinkman, só o estímulo à formação de poupança interna permitirá ao Brasil voltar a crescer.

Reposicionando o banco
O Unibanco vai gastar R$ 4 milhões na primeira campanha institucional desde que comprou o Nacional, em 95. A idéia é mostrar como é o banco resultante da fusão.

Merchandising arrojado
Os corretores de seguros investiram R$ 3 milhões, por enquanto, para incluir um personagem na novela "Suave Veneno", da Globo. É um corretor de seguros de classe média, simpático e prestativo, que aparece a partir do dia 23.

E-mail: painelsa@uol.com.br


Próximo Texto: Fundo de ações volta a tentar investidor
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.