São Paulo, sábado, 11 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRABALHO

Para Greenspan, produtividade perderá ritmo

DA REDAÇÃO

O presidente do Federal Reserve (Banco Central dos EUA), Alan Greenspan, disse ontem que é difícil avaliar se a produtividade do trabalhador do país continuará crescendo no mesmo ritmo em que aumentou nos últimos seis meses. No último trimestre, a expansão foi de 8,6%.
Segundo o presidente do Fed, que participou de uma conferência em Chicago, "os seres humanos não são ágeis o suficiente" para que a produtividade continue a se expandir naquele ritmo. Nos últimos seis meses, a produtividade (produção por hora) cresceu em média 7%. Para Greenspan, o número é excessivo e pode ter ocorrido um "ruído estatístico".
Ainda de acordo com Greenspan, embora os indicadores sejam mistos no momento, o investimento empresarial voltará nos próximos meses. O gasto em novos equipamentos e instalações tem sido um dos pontos mais fracos na retomada econômica dos Estados Unidos.
Segundo o presidente do Fed, os bancos precisam avançar no gerenciamento de riscos durante períodos recessivos, para evitar calotes e concordatas.



Texto Anterior: Preços no atacado recuam 0,2% nos EUA
Próximo Texto: Trabalhismo: TST critica comissões de conciliação prévia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.