São Paulo, domingo, 11 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REGINA AGUIAR, 54

"Estudar foi a minha arma para vencer na carreira"

DA REPORTAGEM LOCAL

Regina Chacarias Aguiar, 54, diz que sempre traçou metas ousadas para si. Observando o exemplo da mãe, que, solteira, a criou e pagou uma escola particular para que tivesse boas condições de estudo, começou a carreira atuando como auxiliar de contabilidade durante o dia enquanto cursava administração de empresas à noite.
"Minha mãe queria sobretudo que eu tivesse uma carreira e uma situação melhor", lembra. "Jamais me preocupei pensando se a minha cor ia me atrapalhar. Só olhava para a frente. Determinação é algo que todo profissional precisa ter, afinal dificuldades surgem no caminho de negros e brancos."
Interessada em se aprofundar na área contábil, acabou fazendo uma segunda faculdade. Depois, duas pós-graduações.
Em 1976, ela entrou para o Grupo Silvio Santos. Foi galgando postos na empresa até chegar a diretora de recursos humanos, no ano passado. "Minha primeira promoção ocorreu seis meses após ingressar na companhia. Em três anos, era chefe de departamento."
Quando começou a lidar com remuneração dos funcionários, benefícios, contratação e liderança, lá foi a executiva atrás de cursos. "O conhecimento foi a minha arma para vencer. Ninguém pode se acomodar."
Apesar da trajetória bem-sucedida, a executiva não se considera um "caso atípico". "Os negros estão conquistando posições de destaque. Felizmente, cada vez mais conheço colegas no mesmo nível hierárquico. Observo que, se tiver capacidade, o profissional consegue, sim, subir. Quem não gozou das mesmas oportunidades dos brancos deve lutar pela sua vida e construir o seu caminho."
São esses os valores que ela diz que passa para os três filhos, de 26, 24 e 19 anos, repetindo o que a sua mãe fez. (DG)


Texto Anterior: Sentimento de inferioridade é o que atrapalha, diz executivo
Próximo Texto: Rubens Ricupero: Pingando pontos nos is
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.