São Paulo, segunda, 11 de maio de 1998

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CRIAÇÃO & CONSUMO
Finalmente

ALEX PERISCINOTO
Finalmente uma opção inteligente para segurança pessoal neste mundo violento.
Esse é o título do anúncio que vende um produto que diz que espanta assaltante.
Se você se encontrar em situação de perigo o produto pode ser levado no bolso, ou na bolsa, é portátil. Em caso de perigo, ele aciona uma sirene que vai tocar além de 110 decibéis. Para ter uma idéia, o normal são 70 decibéis.
O anúncio diz ainda que é mais seguro do que levar qualquer tipo de arma. Garante também que o produto é feito com toda a tecnologia da Silicon Valley-Califórnia.
Acabamos de ver um anúncio mentiroso, porque o aparelho não salva a vida de ninguém com esse barulho, já que o bandido, ao atacar, diz: não grite, não faça barulho. Se acionar os 110 decibéis, corre-se um risco terrível.
Com raríssimas chances de ajudar a vítima, esse aparelho é um sucesso de venda nos Estados Unidos.
Nós aqui sabemos que esse aparelho está longe de resolver o problema da segurança pessoal, mas faz a gente refletir sobre duas coisas: uma é que os jovens que mexem com informática poderiam inventar coisa melhor. Talento é o que não falta neste país. E a outra coisa é que no Brasil já são investidos por ano R$ 4,5 bilhões no setor de segurança, sendo que 1 bilhão está concentrado na cidade de São Paulo.
Gostaria de participar de workshops ou reuniões para criar instrumentos e não só campanhas que não adiantam, entram por um ouvido e saem pelo outro.
Os R$ 4,5 bilhões cresceriam ainda muito mais se tivéssemos mais participação do mundo eletrônico na nossa segurança. Ex.: um apartamento no terceiro andar é assaltado, e nenhum dos outros apartamentos fica sabendo. Assim como nas residências vizinhas. Fica aqui o convite para os criativos ficarem ricos nesse novo seguimento do mercado, afinal, quem não quer comprar segurança hoje em dia?
Fabricar instrumentos, ainda que como esse de segurança limitada, é mais eficaz do que ficar nas poesias em frases sobre o assunto. É muito dinheiro para pouca segurança.


Alex Periscinoto, publicitário, é sócio da agência Almap/BBDO.



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