São Paulo, segunda, 11 de maio de 1998

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FRANCHISING
Eficiência "versus" efetividade

MARCELO CHERTO
Um empresário ou executivo que pense exclusivamente em fazer com que a empresa seja eficiente tem uma visão tão curta, em termos de negócio, quanto a que o velho Zagallo está mostrando em termos de futebol (até quando vamos ter de aguentar esse cara e mais uns tantos "gerenciadores" do nosso futebol?).
Eficiente é aquele que faz algo cada vez melhor, em menor tempo, com o emprego de menos recursos... ainda que esse "algo" seja alguma coisa que já não deveria estar sendo feita. Ou seja: é faz certo as coisas.
O importante para qualquer empresa ou organização (incluindo a nossa seleção) é ser efetiva. É fazer a coisa certa (algo muito diferente de fazer certo uma coisa). É tomar as atitudes necessárias para atingir os resultados que se quer atingir, mesmo que as metas mudem ao longo do processo. Afinal, nos dias de hoje, tudo muda com tamanha rapidez que é impossível prever quais serão as necessidades de um cliente daqui a um ano (ou até menos).
Uma organização precisa contar com o apoio e o trabalho de gente, de dentro e de fora de sua própria estrutura, que se preocupe em ajudá-la a extrair o melhor proveito possível de seus ativos, seja de que natureza forem. De gente que saiba agregar valor à própria organização, para beneficiar concretamente todos os que, de uma forma ou de outra, dependem dela.
Não que deva abandonar a preocupação em ser eficiente. Mas é preciso perceber que as pessoas e as organizações mais bem-sucedidas são as que valorizam a efetividade acima da eficiência.
A Good Pizza, franqueadora sediada em Bauru (SP), resultado de uma joint-venture entre um grupo empresarial dessa cidade e a franqueadora americana SZHZ Inc., fechou um acordo com a Wal-Mart para implantar pizzarias, próprias ou franqueadas, uma série de lojas Wal-Mart e Sam's Club, já em operação, ou a serem criadas no futuro.
E por falar em Wal-Mart, os planos da rede para o Brasil são bastante ambiciosos, já que os gringos acreditam no potencial de nosso país. Aliás, com a reeleição de FHC, não só eles, mas um monte de outras empresas de fora passarão a investir cada vez mais em nosso mercado.


Marcelo Cherto, especialista em redes de negócios, é presidente do Instituto Franchising e professor da FGV e da Franchising University.
Internet: www.cherto.com.br
E-mail: info@cherto.com.br



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