São Paulo, segunda, 11 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Só 37% possuem TV em Barbalha, Ceará

da Reportagem Local

Barbalha, uma cidade com cerca de 45 mil habitantes na região do Cariri, no sul do Ceará, é um dos poucos municípios brasileiros em que não existe um aparelho de TV na maioria das casas. A televisão está em apenas 37% dos domicílios, muito abaixo da média nacional.
Na cidade nordestina , o papel de mais popular veículo de comunicação ainda continua sendo do rádio.
Francisco Aírton, gerente da rádio Cetama, diz que a audiência da emissora não se limita aos habitantes de Barbalha, mas abrange a redondeza, até a região fronteiriça com Pernambuco no sul do Estado do Ceará .
A rádio Cetama é uma das 110 emissoras que começaram a transmitir a novela patrocinada pelo sabonete Gessy desde a semana passada.

Dona-de-casa
"Tenho certeza que a novela vai fazer sucesso porque é um programa que prende a atenção do ouvinte, especialmente da dona-de-casa", afirma o gerente da rádio cearense.
Em Codó, no Maranhão, a parcela é menor ainda -somente 19% das casas têm aparelhos de televisão, segundo dados do IBGE (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Rede Globo.
E isso embora Codó, município com uma população superior a 100 mil habitantes, seja sede de uma emissora de televisão, retransmissora da programação da Globo.
Romeu no Titanic
A emissora recebe a programação transmitida, ao vivo via satélite, pela AmericanSat, que tem se especializado em programas noticiosos, segundo Marisa Cordeiro Martins Gomes, diretora da empresa.
"Fazemos programas populares, sem ser brega", define Maria Cordeiro.
A trama do primeiro enredo da novela "Alma Brasileira", produzida pela empresa, reflete esse estilo, ao ser "uma mescla das histórias de Romeu e Julieta e do Titanic", segundo a definição dos seus produtores.
(CGF)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.