São Paulo, terça-feira, 11 de junho de 2002

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PAINEL S.A.

Insustentável
A indústria de alimentos não conseguiu manter o crescimento registrado em março, quando a produção subiu 13%, e as vendas, 10%, sobre fevereiro. A Abia, associação do setor, acaba de divulgar os números de abril. A queda foi de 7% na produção e 12% nas vendas em relação a março.

Dentro do previsto
Denis Ribeiro (Abia) diz que o resultado não interfere na projeção de 3% de crescimento para o ano. No acumulado em 12 meses, o setor ainda registra um aumento de 3,5% na produção e de 3% nas vendas.

Na torcida
Os empresários do comércio exterior esperam que os auditores fiscais da Receita Federal decidam por encerrar amanhã a paralisação do setor. Nos últimos dias, a Abracex estima um represamento de 80% do movimento corrente do comércio exterior de US$ 400 milhões/dia.

Beleza americana
Uma missão de empresários brasileiros do setor de higiene e beleza desembarca nesta semana nos EUA, para conhecer a "Market Place Conference". O evento recebe compradores que distribuem os produtos para mais de 73 mil pontos-de-venda nos EUA, um mercado de US$ 320 bilhões.

Faro fino
A Endeavor irá promover em setembro mais uma seleção para identificar a próxima geração de líderes de negócios do país. A ONG busca promover o desenvolvimento socioeconômico com o empreendedorismo.

Gole chinês
Empresários dos setores da agricultura e de café estiveram com empresários chineses para estudar parcerias. O consumo anual de café na China equivale ao consumo brasileiro de uma semana, 300 mil sacas.

Geladeira cheia
O consumo de refrigerados (iogurtes, petit-suisses, sobremesas prontas e leite fermentado) aumentou 20% apenas no primeiro quadrimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2001. O setor vendeu 77,1 mil toneladas neste quadrimestre, segundo a LatinPanel.

Controle
A Cia. Suzano de Papel e Celulose acaba de fechar os valores para investimentos em controle ambiental. O setor vai receber 30% dos US$ 100 milhões que a empresa vai investir na atualização tecnológica e no aumento de produtividade de sua fábrica em Suzano (SP).

Na briga
Para fazer frente aos concorrentes Novalgina e Tylenol, a linha Dôrico acaba de colocar no ar uma campanha de R$ 2,2 milhões, assinada pela Publicis Norton. O objetivo é aumentar em 25% as vendas da marca.

Líder
A Fiat Allis (CNH Global) fechou maio na liderança do mercado nacional de equipamentos para infra-estrutura e construção, com 153 máquinas vendidas, o equivalente a 28% das vendas em todo o Brasil.

Tipo exportação
Depois de chegar aos EUA, a brasileira Procwork, consultoria de tecnologia da informação, entra em mais cinco países: Espanha, Polônia, Coréia, Venezuela e Argentina.

E-mail - guilherme.barros@uol.com.br

ANÁLISE

Sob ameaça

Depois dos últimos números da pesquisa eleitoral e da conferência do BC com investidores externos na sexta-feira, o mercado esperava para ontem uma queda significativa do dólar. O fato de o dólar ter se mantido estável em relação a sexta-feira mostra que a situação não está tão calma quanto se imaginava. O economista Octavio de Barros, do BBV Banco, acha que, se não houver uma queda do dólar nos próximos dias, isso poderá comprometer a tão esperada redução dos juros na próxima reunião do Copom, apesar de a inflação estar em queda livre.

NO MERCADO

A recuperação da Bovespa ontem beneficiou quase todas as principais ações. Dentre os papéis que caíram, as baixas registradas foram modestas. Quem mais perdeu foi o papel preferencial da Bradespar, com queda de 1,6%.

FRASE

"O crescimento da economia não será fantástico, mas pode ficar acima de 2%"


Ilan Goldfajn, BC



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