São Paulo, terça-feira, 11 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

No país, só 40% têm trabalho formal, diz OIT

DA REDAÇÃO

Apenas 40% dos trabalhadores brasileiros têm emprego formal, revela estudo da OIT (Organização Internacional do Trabalho), divulgado ontem, em Genebra. Na América Latina, só na Bolívia há uma participação inferior a essa.
De acordo com o relatório da OIT, que inclui dados de 1994 a 2000, na América Latina como um todo, 51% da PEA (população economicamente ativa) não trabalha com carteira assinada. Mas as estatísticas foram feitas antes da crise argentina.
Na Bolívia, essa proporção é de 63%, e no Brasil, de 60%. A situação é menos grave no Chile, onde 36% dos trabalhadores não são registrados.
A OIT disse que, ainda assim, a situação na América Latina é muito melhor do que a encontrada na Ásia, onde 65% da PEA não possui emprego formal, ou na África subsaariana, onde os sem-registro chegam a 72%.
O documento, que está sendo examinado atualmente pelos ministros e delegados da OIT, aponta grandes contrastes entre os países da região e também entre homens e mulheres.
Segundo as estatísticas, 58% das trabalhadoras latino-americanas não possuem emprego formal. Na Bolívia, esse percentual chega a 74%.
O relatório mostra também uma série de cálculos sobre o peso da economia informal em relação ao PIB (Produto Interno Bruto). No Peru, a economia informal apresenta o maior peso encontrado no continente -49% do PIB. Na sequência está a Colômbia, com 25%. (DA EFE)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Opinião Econômica - Benjamin Steinbruch: Vítimas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.