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São Paulo, segunda-feira, 11 de agosto de 2003

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COMÉRCIO

Redução do imposto não foi suficiente para estimular negócios no final de semana; chuva e Dia dos Pais atrapalham

Preço dos carros cai, mas venda não sobe

Daniel Guimarães/ Folha Imagem
Consumidores visitam concessionária da Fiat em São Paulo


FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

O primeiro final de semana após a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para os carros frustrou as expectativas das concessionárias. A queda média de R$ 500 a R$ 1.000 nos preços dos veículos não foi suficiente para incentivar o consumo, como previam as lojas e as montadoras de carros.
O sábado frio e chuvoso e o Dia dos Pais, ontem, também contribuíram para que as vendas fossem ainda mais fracas do que as de um final de semana considerado normal.
A Sabrico, revenda da Volks, esperava fechar o fim de semana com a venda de 32 carros, metade do que costuma comercializar nesses dias. "A pesquisa de preços aumentou 30%. Esperamos agora que os consumidores fechem negócio durante a semana", diz Teles Varlei Zolezi, superintendente.
Na Anhembi Veículos, rede com seis concessionárias da Chevrolet, e na Pavillon, com duas lojas da Peugeot, foram vendidos 50 carros no final de semana.
Quando o consumo está em ritmo normal, diz Marcos Calado, diretor comercial das duas revendas, esse número pode chegar a 120 unidades.
Na Norte-vel, revenda da Honda, apesar de a consulta de preços ter subido 20% no final de semana, as vendas foram fracas. A loja comercializou 12 carros no final de semana. Normalmente, vende 20 carros nesses dias.
"A queda do IPI para o carro novo resultou na redução de preço do usado em torno de 5%. Isso leva o consumidor a pensar mais na hora da troca", diz Maurício Toledo, gerente da Norte-vel.
O casal André Hassessian e Ângela Fernandes visitou a loja da Norte-vel ontem à tarde. O Honda Fit, que custava R$ 34.960 (à vista) na semana passada, baixou para R$ 33.460. "Por enquanto, estamos apenas fazendo pesquisa de preço", afirma Hassessian.
Na Ford Highway, as vendas foram boas no sábado. "Vendemos 38 carros em três lojas. Hoje [ontem], em compensação, não vendemos nada nessas unidades. Quando o mercado está aquecido, diz, cada loja negocia de 20 a 25 veículos em um final de semana.
João Vital, supervisor de vendas da Sopave, concessionária da Volks, diz que o consumidor entendeu que a redução do IPI traria um desconto maior no preço do carro. "Houve muita especulação. O cliente notou que o desconto não foi tão alto quanto imaginava", diz. No sábado, ele estimava vender 11 carros. Normalmente, a loja vende 15 unidades nesse dia.
As concessionárias consultadas informam que as montadoras mantêm a política de bônus em alguns modelos. Mas elas temem que, se houver reação nas vendas, esses descontos acabem.

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