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Dia dos Pais deve aumentar vendas do comércio em até 11% neste ano
No comércio eletrônico, consultoria prevê expansão de 45% no faturamento
DA REDAÇÃO
As compras para o Dia dos
Pais dão fôlego extra ao faturamento do comércio, que está
em alta devido à oferta de crédito, à queda de juros, ao aumento da renda e à melhora no
nível de emprego formal. Para a
data comemorativa, há expectativa de crescimento de até
11% em relação ao ano passado.
Na previsão da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de
Shoppings), as vendas devem
crescer 7% em comparação ao
mesmo período em 2006, incrementadas pelas campanhas
de queima de estoques da linha
outono/inverno que ainda perduram em algumas lojas.
Os empreendedores dos centros de compras são ainda mais
otimistas. Para a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), a data deve registrar vendas cerca de 11% acima das do ano passado. Já o fluxo de pessoas deve crescer 9%
em relação a 2006. "Eletroeletrônicos e principalmente itens
de vestuário, como roupas e
calçados, são nossas principais
apostas para a data", destaca o
diretor-executivo da entidade,
Luiz Fernando Veiga.
Na região da rua 25 de Março,
tradicional endereço do comércio popular da capital paulista,
o presidente da Univinco (associação dos lojistas), Miguel
Giorgi Júnior, disse que são esperadas cerca de 600 mil pessoas hoje, contra 400 mil em
dias que não antecedem datas
comemorativas. O faturamento
deve crescer entre 5% e 7%.
Amanhã, algumas lojas também abrem até as 14h.
No Bom Retiro, também na
cidade de São Paulo, a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) do
bairro prevê um público 10%
superior à média diária (70 mil
pessoas) e incremento de até
8% nas vendas.
No comércio eletrônico, a
consultoria e-bit considera para o Dia dos Pais o período de
vendas que vai de 30 de julho a
hoje e dimensiona um crescimento de 45% no faturamento
em relação ao ano anterior. A
previsão é que o movimento
chegue a R$ 300 milhões.
No ranking dos mais vendidos, os produtos eletroeletrônicos -como televisores, MP3
players, aparelhos de som e de
DVD e câmeras digitais- e da
categoria de informática devem manter o destaque conquistado no Dia dos Namorados e no Dia das Mães.
Para quem vai às compras, é
bom saber o peso dos impostos
nos itens mais cobiçados nessa
data. De acordo com estudo
elaborado pelo IBPT (Instituto
Brasileiro de Planejamento
Tributário), os tributos embutidos em presentes como vinho
(53,7%), uísque (62,4%), charuto (62,8%) e perfume importado (71,4%) dobram o preço inicial do produto. "Como o contribuinte não sabe quanto paga,
também não cobra a aplicação
dos recursos", avalia João Eloi
Olenike, do IBPT.
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