São Paulo, sábado, 11 de agosto de 2007

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Dia dos Pais deve aumentar vendas do comércio em até 11% neste ano

No comércio eletrônico, consultoria prevê expansão de 45% no faturamento

DA REDAÇÃO

As compras para o Dia dos Pais dão fôlego extra ao faturamento do comércio, que está em alta devido à oferta de crédito, à queda de juros, ao aumento da renda e à melhora no nível de emprego formal. Para a data comemorativa, há expectativa de crescimento de até 11% em relação ao ano passado.
Na previsão da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings), as vendas devem crescer 7% em comparação ao mesmo período em 2006, incrementadas pelas campanhas de queima de estoques da linha outono/inverno que ainda perduram em algumas lojas.
Os empreendedores dos centros de compras são ainda mais otimistas. Para a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), a data deve registrar vendas cerca de 11% acima das do ano passado. Já o fluxo de pessoas deve crescer 9% em relação a 2006. "Eletroeletrônicos e principalmente itens de vestuário, como roupas e calçados, são nossas principais apostas para a data", destaca o diretor-executivo da entidade, Luiz Fernando Veiga.
Na região da rua 25 de Março, tradicional endereço do comércio popular da capital paulista, o presidente da Univinco (associação dos lojistas), Miguel Giorgi Júnior, disse que são esperadas cerca de 600 mil pessoas hoje, contra 400 mil em dias que não antecedem datas comemorativas. O faturamento deve crescer entre 5% e 7%. Amanhã, algumas lojas também abrem até as 14h.
No Bom Retiro, também na cidade de São Paulo, a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) do bairro prevê um público 10% superior à média diária (70 mil pessoas) e incremento de até 8% nas vendas.
No comércio eletrônico, a consultoria e-bit considera para o Dia dos Pais o período de vendas que vai de 30 de julho a hoje e dimensiona um crescimento de 45% no faturamento em relação ao ano anterior. A previsão é que o movimento chegue a R$ 300 milhões.
No ranking dos mais vendidos, os produtos eletroeletrônicos -como televisores, MP3 players, aparelhos de som e de DVD e câmeras digitais- e da categoria de informática devem manter o destaque conquistado no Dia dos Namorados e no Dia das Mães.
Para quem vai às compras, é bom saber o peso dos impostos nos itens mais cobiçados nessa data. De acordo com estudo elaborado pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), os tributos embutidos em presentes como vinho (53,7%), uísque (62,4%), charuto (62,8%) e perfume importado (71,4%) dobram o preço inicial do produto. "Como o contribuinte não sabe quanto paga, também não cobra a aplicação dos recursos", avalia João Eloi Olenike, do IBPT.


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