São Paulo, sexta, 11 de setembro de 1998

Texto Anterior | Índice

COMÉRCIO EXTERIOR
Medidas terão por objetivo evitar concorrência desleal de importados
Brasil e Argentina vão ter política comum para combate ao dumping

AUGUSTO GAZIR
de Buenos Aires

Representantes dos governos de Brasil e Argentina vão traçar política conjunta para combater a concorrência desleal de produtos importados.
A reunião sobre o tema ocorre nos dias 24 e 25 próximos, no Rio de Janeiro.
"Vamos trocar informações e podemos decidir por medidas novas para uma atuação conjunta. Não está em discussão aumentar a tarifa externa comum do Mercosul", afirmou Alieto Guadagni, secretário de Indústria e Comércio da Argentina.

Programa
Na ocasião, segundo Guadagni, o governo da Argentina vai conhecer o novo programa brasileiro de estímulo às exportações e estudar a hipótese de aplicar projeto semelhante no país.
"O programa não vai afetar nosso fluxo comercial com o Brasil. Tudo que fortalece a balança comercial brasileira é bom para nós", disse Guadagni.

Importações
O secretário também anunciou novas medidas políticas do governo argentino para evitar a concorrência desleal no âmbito do comércio internacional.
Na semana passada, a Argentina decidiu aumentar o controle pré-embarque das importações para evitar práticas de dumping, principalmente, dos países asiáticos.
"Vamos criar um sistema específico para monitorar as importações. O governo, com essas informações, não vai mais esperar denúncia do empresariado. Quando verificarmos o dumping, vamos nós mesmos entrar com o processo", disse Guadagni.

Processos
Segundo o secretário, os processos vão se acelerar. O prazo entre a denúncia e a tomada de medidas será reduzido de quatro para dois meses.
O governo vai tomar medidas específicas para proteger o setor industrial têxtil, que a cada dia perde competitividade no mercado interno para os produtos asiáticos.
A queda da tarifa de importação dos produtos, previstas para este ano, foi adiada.



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.