São Paulo, Sábado, 11 de Setembro de 1999
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CRIAÇÃO & CONSUMO

Magazine Saci

FRANCESC PETIT

O famoso escritor espanhol Nestor Lujan escreveu num de seus livros de gastronomia que a riqueza de um país se vê quando visitamos um mercado ou uma feira. Por essa razão, cada vez que chega um amigo do exterior e quer conhecer São Paulo, o primeiro lugar aonde levo o visitante é a feira do Pacaembu, no sábado de manhã. Nenhuma fábrica, edifício ou avenida impressiona mais do que as bancas de frutas, verduras, legumes, peixes ou carnes; nos alimentos produzidos no Brasil está a verdadeira visão do desenvolvimento da nação. Foi pensando como melhorar a imagem dos produtos brasileiros no exterior que fiz um modesto projeto para o ex-ministro do Desenvolvimento Clóvis Carvalho.
Fazer um convênio com o sr. Abílio Diniz, de montar nas principais capitais pequenos mercados onde só se vendem produtos brasileiros dos mais variados, com financiamento do BNDES e com apoio das companhias aéreas brasileiras, produtos livres de impostos. Vender nossas verduras, frutas, legumes, café, mate, produtos enlatados, produtos como os da Sadia, embutidos, conservas como o palmito, doces típicos, queijos, licores e bebidas brasileiras, além de produtos da indústria do calçado e da moda masculina, feminina e infantil, produtos de casa, cozinha, quartos e jardim.
O próprio Pão de Açúcar já deve ter uma lista gigantesca de produtos de grande qualidade. A loja poderia ter ainda um pequeno café e, até se for o caso, um restaurante de paladar brasileiro, mas não folclórico -tudo deverá passar uma imagem moderna do Brasil.
E daí a propaganda terá o que dizer, anunciando essas lojas que poderiam ser desenhadas por João Armentano ou Sig Bergamin, mostrando que também o Brasil domina o design de interiores, talvez com algum mobiliário europeu para deixar evidente que o Brasil é um país aberto e moderno. Todos os detalhes devem receber a maior atenção e o cuidado de designers, como as sacolas, papéis, caixas, rótulos, faturas, cartões de visita, etiquetas, também um pequeno setor de livros editados no Brasil sobre turismo, culinária, geografia, cidades, cavalos, fazendas, bichos, rios, pintura, escultura e folclore. Isso tudo junto com a promoção e venda de músicas clássicas e populares, vídeos sobre o Brasil, dos mais abrangentes assuntos do cinema, televisão e teatro, bem como expressões populares e temas políticos e institucionais, como as resenhas naturais do Brasil, as bacias hidrográficas, montanhas, florestas e os bichos do Brasil, incluindo o litoral brasileiro.


Francesc Petit, 64, publicitário, é sócio-diretor da DPZ Propaganda.



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