São Paulo, Sábado, 11 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INFLAÇÃO
Índice foi maior em julho por causa da alta de combustíveis e tarifas públicas
IPCA cai para 0,56% em agosto

da Sucursal do Rio

O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) caiu em agosto para 0,56%, contra 1,09% de julho. O índice recuou porque não houve mais a pressão da alta dos combustíveis e das tarifas públicas (telefone e eletricidade), cujo impacto foi maior nos meses de junho e julho, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Em julho, o item gasolina havia liderado as altas detectadas pela pesquisa do instituto, com 12,49%. No mês passado, o impacto da gasolina foi de 4,16%.

Metas
O IPCA é o índice que vai balizar o sistema de metas de inflação, a nova âncora do Plano Real. Até o final do ano, pelo novo sistema, o índice deverá ser de 8%, podendo variar dois pontos percentuais para mais ou para menos. Até agosto, o IPCA acumulado estava em 5,68%.
O IBGE não faz projeção, mas informa que, se não houver novo reajuste dos combustíveis, "nada indica que haverá pressões sobre a inflação de setembro", segundo Rita Sbano, chefe da Divisão de Pesquisas Mensais do Departamento de Índice de Preços do IBGE.
Segundo o instituto, o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de agosto também caiu: foi de 0,74%, em julho, para 0,55%. O acumulado do ano está em 5,21%.

Preços
Os índices calculados pelo IBGE não têm revelado a diferença encontrada pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) entre os preços no atacado e no varejo.
Essa diferença, para a FGV, caracteriza uma "bolha inflacionária" que poderá aparecer tão logo a economia retome seu crescimento.
Para a analista do IBGE, nada indica que isso vá acontecer.
O IPCA mede o custo de vida para famílias com rendimento de até 40 salários mínimos.
O universo do INPC inclui apenas famílias com renda entre um e oito salários mínimos.


Texto Anterior: Política monetária: Oferta de hedge cairá aos poucos, diz BC
Próximo Texto: Cortesias: Embaixador visita o presidente do Fed
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.