São Paulo, Sábado, 11 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NOVO CICLO
Tradicional marca de bicicletas é adquirida por Edson Vaz Musa após 101 anos de história no país
Caloi troca de mãos depois de um século

ANTONIO CARLOS SEIDL
da Reportagem Local

Depois de 101 anos sob o comando da família Caloi, a Bicicletas Caloi, líder do mercado brasileiro de bicicletas com 35% de participação, tem agora novo dono: o empresário Edson Vaz Musa, 60, ex-presidente da Rhodia no Brasil e sócio da MGDK & Associados, encarregada da gestão do grupo Caloi desde agosto de 1997.
Por meio de sua empresa de participações, a EVM Empreendimentos, da qual é sócio majoritário, Edson Vaz Musa assumiu o controle acionário da Caloi Norte S/A, proprietária de todas as fábricas das bicicletas, ciclomotores, scooters e aparelhos para ginástica da marca Caloi de São Paulo e Manaus (AM).
O acordo selado entre Edson Vaz Musa e a família de Bruno Antonio Caloi prevê a transferência do controle por meio de aumento de capital da Caloi Norte, com a emissão de novas ações a serem subscritas por credores estrangeiros e pela EVM Empreendimentos. As ações serão integralizadas mediante a capitalização de créditos contra a companhia e em dinheiro.
Edson Vaz Musa disse que a Caloi "tem ambição de crescer apoiada na sua posição de líder de mercado, na excelência de seus produtos, na sólida relação com seus clientes e fornecedores e na sua fortíssima marca".

Consolidação
A transferência do controle da Caloi Norte é o resultado de um amplo processo de reestruturação da Bicicletas Caloi e de suas controladas, que foi idealizado e implementado pela MGDK & Associados.
Ricardo Knoepfelmacher, sócio da MGDK, que presidiu a reformulação da Caloi desde agosto de 1997, disse que terminada "com sucesso" a fase de reestruturação operacional, revisão da gama de produtos e reforço da marca, a empresa foi preparada para a reestruturação financeira e societária.
Bruno Antonio Caloi, ex-presidente da Bicicletas Caloi, disse que ficou feliz com a solução encontrada para a reestruturação operacional, financeira e societária da empresa.
Ele atribuiu as perdas no volume de atividades e das margens de lucro dos produtos da Caloi às pressões, sofridas durante anos, de "altíssimas" taxas de juros, concorrência predatória do mercado informal e graves problemas enfrentados pelo varejo.
"Agora capitalizada e com sua gestão profissionalizada, a Caloi tem tudo para consolidar a posição que merece após cem anos de liderança no mercado brasileiro de bicicletas."
José Luis Fernandes, ex-diretor superintendente do grupo Iochpe, foi nomeado diretor-presidente da Caloi Norte. Marcos Bandeira, atual diretor comercial da Caloi, será o vice-presidente responsável pelas áreas comercial e de marketing da empresa.

Emprego
Edson Vaz Musa disse que a transferência do controle acionário da Caloi não implicará descontinuidade nas atividades da empresa. O empresário afirmou que os atuais 800 empregos na empresa serão mantidos, podendo até ser aumentados. "O aumento do nível de emprego será o resultado da concretização de nossos planos para o mercado interno e do nosso ousado projeto de exportações."
A EVM Empreendimentos, nova controladora da Caloi, que já contava com Edson Vaz Musa, detentor de 60%, e seu filho Fernando Musa, acaba de ser reforçada com a chegada de José Carlos Alcântara, ex-vice-presidente da Rhodia.


Texto Anterior: Ação do BC faz dólar cair 2,3% no mês
Próximo Texto: Anatel deixa RBS sair da Telefônica
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.