São Paulo, Sábado, 11 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Anatel deixa RBS sair da Telefônica

da Sucursal de Brasília

A Agência Nacional de Telecomunicações autorizou a saída do grupo RBS (Rede Brasil Sul) da holding que controla a Empresa Telefônica (ex-Telesp), operadora de telefonia fixa que atua em todo o Estado de São Paulo.
A participação de 6,34% que a RBS possui na Tele Brasil Sul Participações (holding controladora da Telefônica) será vendida para a Telefónica Internacional S/A, multinacional espanhola que já controla a ex-Telesp. O valor do negócio não foi divulgado.
Com essa operação, a Telefónica Internacional passa a ter 59,72% da Tele Brasil Sul Participações, contra participação anterior de 52,93%.

Sem a CRT
A RBS permanecerá associada à Telefónica Internacional na holding TBH Participações, que por sua vez controla as operações de telefonia fixa e celular da CRT (Companhia Riograndense de Telecomunicações).
A Anatel explicou que a saída da RBS da Telefônica não desobriga a Telefónica de sair da CRT.
A multinacional espanhola não pode controlar duas empresas de telefonia fixa no país, assim como qualquer outro grupo nacional ou estrangeiro. Isso é o que determina o Plano Geral de Outorga, decreto presidencial que regulamenta a atuação das empresas de telefonia no país
Por isso, a Telefónica terá que abrir mão do controle da CRT, pois o edital de privatização da Telebrás determina que os vencedores dos leilões realizados em julho de 1998 só podem alterar suas posições majoritárias cinco anos após a privatização -ou seja, a operadora só pode vender o controle acionário da ex-Telesp em 2003.
A Telefónica tem até o próximo mês de fevereiro para concretizar sua saída da CRT, informou ontem a Anatel.
O pedido da RBS para sair da Telefônica começou a tramitar na Anatel em fevereiro deste ano.
O conselheiro da agência Luiz Tito Cerasoli disse que a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) foi consultada sobre a mudança e emitiu parecer favorável à reorganização societária na operadora.



Texto Anterior: Novo ciclo: Caloi troca de mãos depois de um século
Próximo Texto: Venezuela compra 8 caças da Embraer
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.