São Paulo, Sábado, 11 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Venezuela compra 8 caças da Embraer

da Folha Vale

A Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica), em São José dos Campos (SP), foi escolhida pela Força Aérea da Venezuela para fornecer oito aeronaves do modelo AMX-T, desenvolvido para treinamento militar avançado.
O contrato é de US$ 150 milhões (cerca de R$ 280,8 milhões pelo valor do dólar de ontem) e prevê a primeira entrega a partir do último trimestre de 2001.
Essa é a primeira venda do AMX-T para o mercado internacional.
O modelo é uma versão do AMX, desenvolvido em parceria com as empresas italianas Alenia e Aermacchi após acordo de cooperação entre a Força Aérea Brasileira e a Aeronáutica Militar da Itália e recebeu melhoria nos sistemas operacionais.
A Venezuela deve usar as aeronaves desenvolvidas no Brasil para fazer treinamento de pilotos e patrulhamento da fronteira e do espaço aéreo.

Início
O AMX começou a ser desenvolvido no início da década de 80 e teve a consolidação em 85, quando ocorreu o vôo inaugural. As primeiras unidades foram entregues à FAB em 89.
A Embraer já entregou 136 aeronaves para a Aeronáutica italiana e das 56 encomendas da FAB, 54 já foram entregues.
No Brasil, os caças são usados pelos esquadrões da Força Aérea nas bases de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, e de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Motor
O modelo é equipado com motor Rolls-Royce Spey, que tem velocidade de 550 kt -alto subsônico (relativo a velocidade menor que a do som).
O diretor-presidente da Embraer, Maurício Botelho, disse, por meio da assessoria de imprensa, que a escolha da Venezuela deve ser uma maneira de aumentar as vendas do AMX-T para outros países.


Texto Anterior: Anatel deixa RBS sair da Telefônica
Próximo Texto: Elevadores Sûr é vendida para a Thyssen
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.