São Paulo, segunda-feira, 11 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jóias ficam em média 41,4% mais caras em 1 ano

DA REPORTAGEM LOCAL

Em um ano, os preços das jóias aumentaram em média 41,40%. Na esteira, bijuterias (11,22%) e relógios (11,15%) também subiram. Embora orientado à parcela da população de poder aquisitivo mais alto (e o último, em tese, a abdicar do consumo), o setor de jóias não resistiu: deve fechar 2002 com faturamento máximo de R$ 1,22 bilhão, 20% menor do que em 2001.
"O ano passado prometia muito e não se realizou. Este ano foi coerente: ruim por inteiro", diz Ecio Morais, representante da Ajesp (Associação dos Joalheiros do Estado de São Paulo).
O principal motivo para o aumento nos preços, diz Morais, foi a alta do dólar: entre 48% e 50% dos custos são na moeda americana -as duas principais matérias-primas do setor, o ouro e as gemas, são cotadas em dólares. ""Passaremos um final de ano difícil. O mercado está assustado de um modo geral, e isso tem reflexo nas vendas", completa.

Lavanderias
As lavanderias, segmento ainda incipiente no Brasil, não pretendem perder o rumo depois do empurrão dado no ano passado pelo racionamento, quando receberam uma legião de novos clientes, que recorriam ao serviço para não correr o risco de estourar a cota de energia. Duas das principais redes, a 5 à Sec (170 lojas franqueadas) e a Dryclean USA (68 lojas), alegam que mantêm suas tabelas inalteradas desde meados de 2001.
""Passamos por reavaliação total dos custos. Houve renegociação com fornecedores e substituição de itens, como os insumos, que hoje são todos nacionais", diz Philippe Jean, diretor-executivo da Dryclean USA. Ainda assim, estima que haverá redução de 20% no faturamento, por conta do fim do racionamento e devido à crise econômica.
""Nossos preços vêm sendo mantidos. O que houve foram pequenos "realinhamentos"", diz Silvia Amaral, diretora de marketing e operações da 5 à Sec.



Texto Anterior: Ano do Dragão: Inflação agora contamina preços do lazer
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.