UOL


São Paulo, terça-feira, 11 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANO DO DRAGÃO

Índice da FGV é de 0,23%; mercado reduz projeção anual

IGP-M cai na 1ª prévia de novembro

DA SUCURSAL DO RIO

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A FGV (Fundação Getúlio Vargas) anunciou ontem queda na primeira prévia do IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) de novembro, no mesmo dia em que o Banco Central divulgou que os analistas de mercado que ela consulta reduziram suas projeções para a inflação de 2003 pela segunda semana consecutiva.
O índice da FGV registrou uma alta de preços de 0,23%, 0,14 ponto percentual menor que o índice da primeira prévia de outubro. A queda nos preços dos combustíveis, a redução dos efeitos da entressafra agrícola e a menor presença de reajustes de tarifas públicas explicam a desaceleração.
"O panorama da inflação está muito favorável. A tendência é de redução", disse Salomão Quadros, coordenador de Análises Econômicas da FGV.
Os preços no atacado, medidos pelo IPA (Índice de Preços por Atacado), subiram 0,26%, valor 0,15 ponto percentual menor ante a primeira prévia de outubro.
No varejo, os preços medidos pelo IPC (Índice de Preços ao Consumidor) aumentaram 0,13%, 0,24 ponto percentual abaixo da alta de outubro.
Dos três índices que compõem o IGP-M, o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) foi o único que aumentou em novembro: 0,30%, ante 0,06% na primeira prévia do mês passado.
Já segundo o levantamento do BC, a alta do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que serve de referência para as metas de inflação do governo, deve ficar em 9,57 % em 2003, contra 9,69 % na pesquisa da semana anterior.
Apesar de a alta esperada pelo mercado continuar acima dos 8,5% perseguidos pelo BC, a pesquisa mostra que os analistas ainda apostam em uma queda nos juros básicos da economia.


Texto Anterior: Estado acionista: BNDES compra 8,5% das ações de empresa que controla a Vale
Próximo Texto: Protecionismo: Sobretaxa do aço dos EUA é ilegal, diz OMC
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.