São Paulo, sábado, 11 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONTROLE DE PREÇOS

Oferta monetária não basta para prever inflação, diz Bernanke

DA FOLHA ONLINE

O Federal Reserve (o banco central norte-americano) acompanha de perto a oferta monetária no país, mas não se vale apenas dessa informação para estabelecer a política monetária do país a fim de controlar a inflação, disse ontem o presidente do Fed, Ben Bernanke.
"Embora uma confiança excessiva em agregados monetários como guia da política [monetária] fosse uma atitude pouco sábia no contexto dos Estados Unidos, o crescimento [da oferta] de dinheiro pode ainda conter informações importantes sobre os desenvolvimentos econômicos futuros", disse ontem Bernanke, em evento na Alemanha.
Para ele, a inovação tecnológica e no setor financeiro nos últimos anos levou a novos tipos de contas bancárias e outras mudanças que tornaram complicada a tarefa de prever o fornecimento de dinheiro no país.
Segundo Bernanke, uma das maiores dificuldades é fazer previsões sobre que efeitos as mudanças na oferta e na demanda de dinheiro podem ter sobre a atividade econômica e a inflação.
"Novas tecnologias e práticas para efetuar pagamentos mudaram substancialmente nas últimas décadas e inovações como o 'internet banking" continuam. Como resultado, padrões de uso de diferentes tipos de contas mudaram algumas vezes de modo rápido e imprevisível."
Já o presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet, que participou do mesmo evento, ressaltou a importância dos indicadores de oferta monetária. Ele não quis comentar as diferenças entre as duas economias que justificariam a diferença de opinião entre ele e Bernanke.

Reunião do Fed
O presidente do Fed não fez comentários nem deu sinais de qual poderá ser a decisão do órgão na reunião de dezembro. A previsão dos economistas é que os juros permanecerão em 5,25%.


Texto Anterior: Comércio internacional: Rússia chega a acordo com EUA sobre entrada na OMC
Próximo Texto: Estagnação: Economia francesa não cresce no 3º tri
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.