São Paulo, quarta-feira, 11 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

CARTEL

Opep pode determinar queda na oferta de petróleo para segurar preço do barril
Os membros da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) poderão determinar uma forte redução da oferta ao se reunirem nesta semana, em uma tentativa de manter os preços do produto na faixa de US$ 25 o barril.
O ministro do Petróleo saudita, Ali Al-Naimi, disse que está aumentando o apoio para que o cartel corte sua atual produção. Segundo Al-Naimi, é preciso reduzir a produção em 1,5 milhão a 2 milhões de barris por dia.
A Opep está mais preocupada que haja um excesso de petróleo em 2003 do que com a ameaça de um aumento de preços devido a uma eventual guerra dos Estados Unidos contra o Iraque. Além disso, a greve geral na Venezuela comprometeu as exportações do país.
A decisão sobre o corte depende de um consenso entre os ministros e dos dados da oferta do produto, que serão apresentados na reunião da Opep de amanhã. (DA REUTERS)


Texto Anterior: STJ mantém decisão a favor da Telefônica
Próximo Texto: Troca de guarda: Presidente da Fiat renuncia enquanto empresa enfrenta prejuízos e greves
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.