São Paulo, sábado, 12 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Milho terá quebra de 40% no RS por causa da estiagem

DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

A estiagem que atinge o Rio Grande do Sul reduzirá a safra gaúcha de milho da estimativa de 4,86 milhões de toneladas para 2,8 milhões de toneladas -perda de cerca de 40%. A produtividade das lavouras de milho do Estado deve cair para 2.190 quilos/hectare, 37,7% abaixo da estimada inicialmente, de 3.516 quilos/ hectare.
Segundo o levantamento, feito pela Emater/RS-Ascar (empresa de extensão rural do governo), o município de Erechim foi o mais atingido, com 56,1% de perdas na produtividade do milho. Os dados foram coletados em 296 municípios que cobrem em torno de 70% da área total estimada de 1.281.401 hectares.
O feijão, com 90% de área colhida, tem quebra de 29,65%. Os agricultores gaúchos deverão colher cerca de 74 mil quilos do produto -eram esperados 105 mil quilos.
De acordo com Ricardo Schwarz, diretor técnico da Emater, haverá também prejuízos para a soja, mas os montantes ainda não foram aferidos. (LÉO GERCHMANN)

Texto Anterior: Agricultura: Pacote de apoio à safra conta com R$ 5,5 bi, mas verba ainda não existe
Próximo Texto: Aviação: Varig e TAM entregarão ao Cade proposta para encerrar parceria
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.