São Paulo, terça-feira, 12 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gerenciamento equivocado de pesqueiro impacta ambiente

DA REPORTAGEM LOCAL

Ao contrário do que se pensava inicialmente, a administração de um pesque-pague necessita de cuidados específicos.
A cultura de peixes para esse tipo de atividade requer grande habilidade, afirma João Donato Scorvo Filho, pesquisador da Apta (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) do Estado de São Paulo. Scorvo destaca que se não estiverem saudáveis, os peixes não aceitarão as iscas.
A escolha criteriosa dos peixes, o transporte em veículos adequados e o respeito ao ambiente são outros pontos a serem levados em consideração por quem deseja entrar no ramo.
A possibilidade de impacto ambiental é o principal problema que a má gerência de um pesque-pague pode acarretar, segundo Leonardo Hasenclever, 31, consultor do PNDPA (Programa Nacional de Desenvolvimento da Pesca Amadora).

Efeitos colaterais
Um dos efeitos colaterais que a atividade pode causar é a utilização indiscriminada de espécies exóticas de peixes, que em caso de transbordamento do tanque, poderia ameaçar o equilíbrio do ecossistema da região do pesqueiro.
A produção de lixo também causa preocupação. Um fim de semana num pesqueiro de médio porte pode gerar cerca de 2 toneladas de lixo, proveniente em grande parte da limpeza dos peixes.

Água
A utilização dos recursos hídricos é outro fator, com o qual o proprietário deve se preocupar. Sem o controle adequado, há o risco de contaminação dos mananciais pela ração utilizada na alimentação dos peixes ou mesmo por bactérias, que podem atacar os peixes criados em cativeiro.
Pedro Sérgio Rigolo é proprietário de um pesque-pague em Jundiaí, também aponta instalações sanitárias como outro fator merecedor da atenção dos administradores de pesqueiros. Um planejamento de esgoto malsucedido pode ameaçar o bem-estar dos frequentadores.



Texto Anterior: Empresário investe em linguiça e lazer para garantir sobrevivência
Próximo Texto: Radar: Tempo seco favorece a formação de frutos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.