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Empresário investe em linguiça e lazer para garantir sobrevivência
DA REPORTAGEM LOCAL
Uma história de sucesso no ramo dos pesque-pague é contada
por Francisco de Pádua Bueno,
50, proprietário do pesqueiro Primavera, localizado em São Roque
(59 km de São Paulo).
Em 1994, com um investimento
inicial de R$ 100 mil e mão-de-obra familiar, Bueno aproveitou
conselhos de amigos para transformar a sua propriedade de veraneio em pesque-pague.
Como a maioria dos que apostaram nesse investimento, Bueno
não tinha experiência no ramo da
piscicultura. Antes de abrir o seu
pesqueiro, sua atividade principal
era a construção civil.
Três anos depois da abertura do
empreendimento, oficializou o
seu pesqueiro como empresa com
a ajuda do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
Bactéria
Para o proprietário, não há mais
espaço para amadores no gerenciamento de pesqueiros. Em oito
anos à frente do seu pesque-pague, já viu vários concorrentes
saírem do mercado. Ele conta
que, em 97, quase perdeu o investimento em decorrência da lérnia
(bactéria que ataca os peixes).
Depois do susto, decidiu apostar a sua qualificação profissional
com cursos de aquicultura e piscicultura.
Animado com o desempenho
do seu negócio -movimenta
aproximadamente R$ 20 mil por
fim de semana-, resolveu apostar na construção de outro pesque-pague, no qual pretende investir cerca de R$ 200 mil.
Linguiça
Apesar de confiar nos lucros
que o pesque-pague proporciona,
Bueno afirma que a diversificação
de atividades é um dos seus grandes trunfos para se manter ativo
no mercado. Incentivado pelo Sebrae, ele iniciou seu próprio cultivo de peixes para fabricação artesanal de linguiças e hambúrgueres de peixe.
Outra estratégia para garantir
visitantes durante todo o ano é
transformar seu pesqueiro em
um centro de lazer completo, com
a construção de quadras de esporte e piscinas.
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