São Paulo, sábado, 12 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nova bacia de petróleo é achada pela Petrobras

DA FOLHA ONLINE

A Petrobras anunciou a descoberta de uma nova reserva de petróleo leve na bacia de Santos, em uma área situada no Estado do Rio de Janeiro, a 160 km da capital fluminense.
Essa é a segunda descoberta divulgada pela estatal neste ano. Em janeiro, a Petrobras havia anunciado uma ocorrência semelhante, mas na bacia do Espírito Santo.
Os testes na bacia de Santos, concluídos anteontem no poço 3-RJS-621, apontaram a existência de um óleo leve de 33 graus API, de alta qualidade.
API é a sigla em inglês de Instituto Americano de Petróleo, que determina a qualidade do óleo pela sua graduação. Uma graduação mais alta significa um óleo mais leve e de melhor qualidade.
Segundo nota da Petrobras, o poço foi perfurado em lâmina d'água de 1.332 metros em área do antigo bloco BS-500, onde já havia sido encontrado gás em grande quantidade.
"Além de descobrir uma nova jazida de óleo, esse poço comprovou as descobertas de gás antes realizadas pelo poço 1-RJS-587", informou a estatal, em nota.
Os volumes da descoberta ainda estão sendo avaliados. Mas a Petrobras fala no "elevado potencial de produção".
A meta da Petrobras era que o país se tornasse auto-suficiente em petróleo ainda neste ano. Mas já é dado como certo que essa meta não seja mais alcançada.


Texto Anterior: Energia: Lucro cresce e Cemig paga mais a acionista
Próximo Texto: Trabalho: "Reforma branca" corta salário e vaga formal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.