São Paulo, quarta-feira, 12 de março de 2008

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Governador defende modelo estadual por obrigar vencedor a investir em obras

DA FOLHA ONLINE

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), disse ontem que o modelo adotado pelo seu governo para explorar as rodovias estaduais é melhor do que o usado pelo governo federal, no fim de 2007, para a concessão de rodovias federais. Isso porque, segundo Serra, além de oferecer o menor pedágio, a empresa vencedora em São Paulo terá de investir em obras de melhoria e manutenção.
O governo de São Paulo decidiu acrescentar no modelo de concessão do Rodoanel Mário Covas o mesmo critério que o governo federal usou no final do ano passado -a oferta mais baixa de pedágio. Em 2007, o governo federal leiloou sete trechos com deságio de 46,39% sobre a tarifa teto estabelecida.
Assim, em São Paulo, além do valor do pedágio de R$ 1,1684 (com deságio de 61% sobre o teto de R$ 3), o consórcio vencedor deverá investir R$ 804 milhões em uma série de obras de melhorias e pagar os R$ 2 bilhões pela exploração do trecho, a chamada outorga. Serra ressaltou ainda que o contrato será assinado apenas se toda a documentação das empresas estiver de acordo com o edital. Caso contrário, o segundo colocado será convocado. A previsão é que a assinatura ocorra em maio.
O governador afirmou ainda que a concessão no trecho Oeste do Rodoanel, a partir do fim do ano, vai contribuir para a aceleração das obras para construção do trecho Sul da rodovia. Segundo Serra, isso será possível porque os R$ 2 bilhões em outorga serão totalmente revertidos para a construção do trecho Sul -avaliado pelo governo em R$ 4 bilhões.
"Tendo dinheiro, podemos pressionar a empresa [que constrói esse ramo] sem comprometer a segurança da obra."
Segundo Serra, com o trecho Sul pronto aliado ao trecho Oeste já em operação, os veículos que transitam do litoral ao interior do Estado poderão e evitar a Grande São Paulo.
A previsão é que, após a conclusão da obra, em 2010, o movimento de caminhões na marginal Pinheiros seja reduzido em 43% e, na avenida dos Bandeirantes, em 37%.

Trecho Leste
O governo pretende lançar em 2009 a licitação para construir o trecho Leste do Rodoanel, disse ontem o secretário dos Transportes, Mauro Arce.
O ramo Leste, com 41 km de extensão de quatro pistas em cada mão de direção, liga a avenida Papa João 23, em Mauá -onde se liga ao trecho Sul-, à via Dutra, em Guarulhos.
O custo do terceiro trecho do Rodoanel foi estimado entre R$ 2 bilhões e R$ 2,5 bilhões, incluindo desapropriações.
Na licitação desse segmento, o grupo que vencer o leilão terá de construir a estrada antes de começar a cobrar pedágio.


Colaborou JOSÉ ERNESTO CREDENDIO, da Reportagem Local


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