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Governador defende modelo estadual por obrigar vencedor a investir em obras
DA FOLHA ONLINE
O governador de São Paulo,
José Serra (PSDB), disse ontem
que o modelo adotado pelo seu
governo para explorar as rodovias estaduais é melhor do que
o usado pelo governo federal,
no fim de 2007, para a concessão de rodovias federais. Isso
porque, segundo Serra, além de
oferecer o menor pedágio, a
empresa vencedora em São
Paulo terá de investir em obras
de melhoria e manutenção.
O governo de São Paulo decidiu acrescentar no modelo de
concessão do Rodoanel Mário
Covas o mesmo critério que o
governo federal usou no final
do ano passado -a oferta mais
baixa de pedágio. Em 2007, o
governo federal leiloou sete
trechos com deságio de 46,39%
sobre a tarifa teto estabelecida.
Assim, em São Paulo, além do
valor do pedágio de R$ 1,1684
(com deságio de 61% sobre o teto de R$ 3), o consórcio vencedor deverá investir R$ 804 milhões em uma série de obras de
melhorias e pagar os R$ 2 bilhões pela exploração do trecho, a chamada outorga.
Serra ressaltou ainda que o
contrato será assinado apenas
se toda a documentação das
empresas estiver de acordo
com o edital. Caso contrário, o
segundo colocado será convocado. A previsão é que a assinatura ocorra em maio.
O governador afirmou ainda
que a concessão no trecho Oeste do Rodoanel, a partir do fim
do ano, vai contribuir para a
aceleração das obras para construção do trecho Sul da rodovia.
Segundo Serra, isso será possível porque os R$ 2 bilhões em
outorga serão totalmente revertidos para a construção do
trecho Sul -avaliado pelo governo em R$ 4 bilhões.
"Tendo dinheiro, podemos
pressionar a empresa [que
constrói esse ramo] sem comprometer a segurança da obra."
Segundo Serra, com o trecho
Sul pronto aliado ao trecho
Oeste já em operação, os veículos que transitam do litoral ao
interior do Estado poderão e
evitar a Grande São Paulo.
A previsão é que, após a conclusão da obra, em 2010, o movimento de caminhões na marginal Pinheiros seja reduzido
em 43% e, na avenida dos Bandeirantes, em 37%.
Trecho Leste
O governo pretende lançar
em 2009 a licitação para construir o trecho Leste do Rodoanel, disse ontem o secretário
dos Transportes, Mauro Arce.
O ramo Leste, com 41 km de
extensão de quatro pistas em
cada mão de direção, liga a avenida Papa João 23, em Mauá
-onde se liga ao trecho Sul-, à
via Dutra, em Guarulhos.
O custo do terceiro trecho do
Rodoanel foi estimado entre
R$ 2 bilhões e R$ 2,5 bilhões,
incluindo desapropriações.
Na licitação desse segmento,
o grupo que vencer o leilão terá
de construir a estrada antes de
começar a cobrar pedágio.
Colaborou JOSÉ ERNESTO CREDENDIO,
da Reportagem Local
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