São Paulo, sexta-feira, 12 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ano fechou com "chave de ouro", afirma Mantega

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, considerou o recuo de 0,2% do PIB em 2009 um desempenho razoável, tendo em vista que o ano passado foi marcado pela crise global. Para ele, a recuperação econômica no segundo semestre foi vigorosa o suficiente para compensar as perdas do primeiro.
"O resultado [do último trimestre de 2009, 2% ante o terceiro trimestre] mostra que nós fechamos o ano com chave de ouro."
Segundo o ministro, essa taxa, que anualizada chega a 8,4%, também mostra que o Brasil começou 2010 bem, principalmente em comparação com outros países. Ele destacou o efeito carregamento de 2,7% sobre o PIB de 2010 (crescimento garantido, mesmo que a economia fique estagnada).
"Vamos ter crescimento acima de 5,7% em 2010." A previsão oficial hoje do governo é de 5,2%. Henrique Meirelles, presidente do BC, disse em nota que o crescimento de indústria e investimentos evidenciam a retomada da confiança na economia e sua entrada em fase de expansão.


Texto Anterior: Sob Lula, país cresceu mais que nos anos FHC
Próximo Texto: Análise: Ritmo de expansão da economia deve diminuir
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.