São Paulo, quinta, 12 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sindicato dita regra em nova contratação
Metalúrgicos fixam cota para dirigente

SHIRLEY EMERICK
da Sucursal de Brasília

O Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo (ligado à Força Sindical) está fazendo exigências às empresas para autorizar a contratação de trabalhadores por prazo determinado.
Os principais beneficiados pelas condições impostas são os trabalhadores associados ao sindicato -os únicos que poderiam ser contratados- e os próprios dirigentes sindicais -que ocupariam 30% das vagas oferecidas.
As exigências foram expostas pelo presidente do sindicato, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho. Ele também exige que a empresa esteja em dia com o repasse de todas as contribuições à entidade.
"Se a empresa estiver devendo, tem de pagar. Senão, ela não quita nunca esse débito", disse o sindicalista.
Paulinho falou sobre esse procedimento em palestra ontem na CNI (Confederação Nacional da Indústria) para uma platéia formada por empresários de todo o país.
"Dependendo da empresa, exijo um monte de coisas que não posso contar aqui para vocês", afirmou aos empresários. A platéia riu.
Paulinho elogiou a medida do governo que estendeu a utilização do contrato por prazo determinado a todas as atividades da economia.
A lei estabelece a redução de encargos sociais para as empresas que fizerem novas contratações. Alguns têm desconto de 50% em alíquotas -por exemplo, das contribuições ao "sistema S" (Sesi, Senai, Sesc e Sebrae) e do seguro contra acidentes do trabalho.
Segundo o sindicalista, a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) é muito rígida e precisa ser modificada.
Paulinho disse que já assinou 25 acordos com metalúrgicas de São Paulo, o que garantiu a contratação de 1.310 empregados por prazo determinado.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.