São Paulo, quinta, 12 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Solução para a Ásia será difícil, diz BID

das agências internacionais

A recuperação econômica dos países do Sudeste Asiático será mais difícil que a do México, que ocorreu apenas um ano após o colapso de seu mercado no final de 1994, afirmou ontem o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).
Segundo a avaliação do BID, as crises mexicana e asiática tiveram origem no debilitado sistema financeiro dos países. No caso do México, no entanto, os problemas teriam se limitado ao setor bancário, enquanto que na região asiática a crise afeta também o setor empresarial.
"O problema não está na volatilidade do fluxo de capitais, e sim em um setor financeiro débil, que transforma esse fluxo em algo muito perigoso", afirmou Nora Lustig, representante do BID.
A desvalorização do peso mexicano em dezembro de 1994 dificultou o pagamento das dívidas contraídas em dólar e levou o país a recorrer ao FMI (Fundo Monetário Internacional) e aos EUA.
A crise asiática, que ocorreu devido à saída de investidores dos mercados da região, levou Indonésia, Tailândia e Coréia do Sul a recorrer ao FMI.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.