São Paulo, sábado, 12 de abril de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC quer atrair Venezuela

a Boa Vista (RR)

O presidente Fernando Henrique Cardoso disse ontem que pretende fechar com a Venezuela, ainda neste ano, um acordo de livre comércio entre os dois países, ligando assim aquele país ao grupo do Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil).
O objetivo do acordo, conforme a argumentação do presidente, é que os países formem ``um grande mercado, não apenas consumidor, mas produtor, e para que possamos nos lançar a aventuras maiores de integração hemisférica e de cooperação com a União Européia, de cooperação com os países da Ásia, em condições mais propícias para os nossos povos''.
Segundo FHC, a integração sul-americana não se pode resumir à área comercial. ``Ela está baseada em um tripé composto pelo livre comércio, pela integração energética e pela interconexão física. Cada um desses aspectos complementa e reforça os demais. Temos de avançar o máximo possível em cada uma dessas áreas.''
Ontem, FHC assinou com o presidente da Venezuela, Rafael Caldera, acordos que viabilizam a construção de uma linha de transmissão de energia venezuelana do complexo hidrelétrico de Guri para Boa Vista (RR) -hoje abastecida por termelétricas.
Outro acordo prevê a conclusão da rodovia BR-174, que liga Manaus (AM) a Pacaraima (RR), no extremo norte do país, e de lá até Santa Elena e Caracas (Venezuela), numa saída para o Caribe.
Por esse acordo, a Corporação Andina de Fomento financiará US$ 86 milhões para a conclusão da obra, orçada em US$ 168 milhões.
Petróleo
FHC disse, ainda, que quer dar continuidade aos entendimentos entre a Petrobrás e a PDVSA (empresa petrolífera venezuelana).
``Queremos juntos, em aventuras em comum, explorar petróleo aqui, na Venezuela e no resto do mundo e constituir uma grande unidade de produção de petróleo formada por essas duas entidades, que passaria a ser das maiores empresas do mundo atuando nessa área.'' (WILLIAM FRANÇA)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1997 Empresa Folha da Manhã