São Paulo, domingo, 12 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Setor estima crescimento de 11% neste ano

DA REPORTAGEM LOCAL

O mercado de títulos de capitalização deve superar R$ 7 bilhões neste ano, crescimento de 11% sobre 2001, segundo a Fenaseg (Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização).
Esse dinheiro, que pertence aos donos dos títulos e às empresas que os comercializam, está aplicado sobretudo em títulos públicos.
"O consumidor está cada vez mais interessado em títulos de capitalização porque, além de dar prêmios, eles funcionam como uma espécie de poupança", diz Rita Batista, especialista desse mercado.
O que leva a pessoa a comprar o título, diz, é o fato de ela manter o dinheiro preso por um período mais longo, já que na poupança ela pode retirá-lo a qualquer hora. "Compra também pelo sonho de ser premiada."
A venda de títulos de capitalização pela internet, diz ela, está apenas começando, assim como os jogos on-line que as empresas estão lançando na rede. "Essa é uma maneira de tornar o produto ainda mais conhecido."
José Luiz Valentim, superintendente da Brasilcap, empresa do Banco do Brasil, diz que o título de capitalização não é visto como necessidade. "Mas tem apelo lúdico e de reserva financeira."
A primeira empresa desse mercado no Brasil foi a Sul América Capitalização, fundada em 1929. O título de capitalização surgiu na França, em 1850.
As empresas que operam nesse mercado são fiscalizadas pela Susep (Superintendência de Seguros Privados), ligada ao Ministério da Fazenda. A última circular da Susep de maio de 2000 determinou que as empresas só podem destinar 25% para prêmios. Também são obrigadas a guardar 50% do valor de cada título.
"A capitalização é uma forma de o cliente planejar a compra de carro, moto, casa ou eletroeletrônico. O título também pode ser usado, no caso da nossa empresa, até como garantia de aluguel", diz Sérgio Diuana, vice-presidente da Sul América Capitalização. (FF e CR)


Texto Anterior: Capitalização on-line: Bancos criam jogos para vender títulos
Próximo Texto: Para especialistas, regras confundem consumidor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.