São Paulo, domingo, 12 de maio de 2002

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CAPITALIZAÇÃO ON-LINE

Instituições financeiras lançam até raspadinha na internet para comercializar títulos de capitalização

Bancos criam jogos para vender títulos

CLAUDIA ROLLI E
FÁTIMA FERNANDES

DA REPORTAGEM LOCAL

Os bancos descobriram um novo jeito de ganhar dinheiro: as loterias on-line. Para incentivar as vendas de títulos de capitalização -papéis que permitem ao consumidor concorrer a prêmios-, instituições financeiras estão lançando jogos pela internet que se assemelham até a raspadinha.
O Unibanco colocou na rede o e-Plin, que permite ao dono de um título de capitalização, que custa R$ 10 (pagamento único), concorrer a prêmios instantâneos e também pela loteria federal.
O apelo para participar é feito por meio de animação com coelhinhos em quatro cartolas. Se os animais aparecerem com as meias da mesma cor, o cliente ganha R$ 5.000. Diferentes combinações de cores dão direito a valores menores. Correntistas ou não podem arriscar a sorte.
O banco Real, do grupo ABN Amro Bank, colocou na internet o e-cap$orte. Em vez de coelhinhos, a instituição atrai o cliente para a compra de títulos de capitalização com uma raspadinha on-line. Cada título custa R$ 1. É preciso adquirir no mínimo cinco títulos.
Ao clicar na raspadinha, o cliente ganha prêmios de acordo com o número de cifrões que aparecer na tela. Um cifrão dá direito a um prêmio no valor de um título (R$ 1). Dois cifrões, dez vezes o valor. Três, cem vezes e quatro, mil vezes. Os títulos de capitalização do e-cap$orte também são premiados pela loteria federal.
"Vamos buscar parcerias com outros sites para colocar o produto. Hoje, é só para clientes. O e-cap$orte é uma forma de poupança", diz Patrícia Feltrin, diretora de capitalização do Real.
O Santander vai lançar o seu jogo on-line em breve. O produto está em fase de elaboração. Uma das idéias é criar títulos de capitalização de R$ 1 e dar prêmios instantâneos de R$ 2.000. "Vai funcionar como se fosse uma raspadinha", diz Fernando Grossi, diretor de seguros do banco.
A Horizonte Capitalização, que já teve seu jogo on-line e o retirou da rede há cerca de um ano por causa da pouca procura, está reformulando a idéia para voltar a participar dos jogos virtuais.
Luiz Felipe Denucci, presidente da empresa, informa que os títulos que darão prêmios pela internet deverão ser de baixo valor e de pagamento mensal, que mais se assemelham à poupança.
Quem vende os títulos não gosta de comparar esse produto a jogos. No caso dos jogos, não há devolução de dinheiro em caso de a pessoa não ser premiada.
O Unibanco lucrou R$ 53,7 milhões em 2001 com títulos de capitalização (on-line e tradicional). O grupo ABN, R$ 23 milhões.



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