São Paulo, segunda-feira, 12 de agosto de 2002

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.

Mais luz
O BNDES decidiu prorrogar até 30 de junho de 2003 o programa de apoio financeiro a investimentos prioritários no setor elétrico. O programa terminaria em dezembro. A intenção é atender a todos os pedidos de financiamento que ainda estão em fase de elaboração.

Peso argentino
O principal responsável pela queda de 6% das exportações de eletroeletrônicos no primeiro semestre é a Argentina, de acordo com a Abinee (associação do setor). A participação das compras argentinas caiu de 20% para 3%.

Na rede
Do total de micro e pequenas empresas pesquisadas pelo Banco do Brasil, 45% disseram que nunca utilizaram os tradicionais caixas das agências bancárias. O serviço pela internet foi apontado como o de maior satisfação por 85% delas.

Seminário
Será realizado amanhã, no auditório da BM&F, em São Paulo, o seminário "O desafio de financiar o comércio externo no curto prazo", organizado pelo Forex Club e pelo Deutsch Bank. São presenças certas: Alcides Tápias, Isac Zagury (BNDES), Rogério Lot (BB), Emílio Garófalo, Roberto Giannetti da Fonseca e Carlos Alberto Sobral.

Reserva
A Oi (Telemar) acaba de criar um programa de empréstimo de celulares para os clientes com aparelhos no conserto. Com a tecnologia do Oi Chip, o número do usuário, sua agenda e outros dados podem acompanhar o aparelho reserva.

Cardápio eletrônico
A Coca-Cola começa neste mês a colocar em teste em cem restaurantes nos EUA seu projeto-piloto de cardápio eletrônico. O engenho permite ao consumidor fazer o pedido da própria mesa, sem garçons, ao acessar o menu eletrônico. Os brasileiros aguardam a vez.

Especializado
A Embraer entrega amanhã os certificados para a sua primeira turma de 164 engenheiros do Programa de Especialização em Engenharia (PEE). O curso foi criado para atender à procura por profissionais com conhecimento específico em aeronáutica. Agora, o programa será expandido com parcerias com universidades.

Sem crise
A Air France registrou em julho uma taxa de ocupação de 78,5% em seus vôos do Brasil para a Europa, um crescimento de 6,5 pontos percentuais em relação ao mesmo mês de 2001. Os vôos que partem de São Paulo tiveram a mais alta ocupação do ano, com 82%.

Enquete
O Hopi Hari irá realizar uma pesquisa para mapear as atitudes e expectativas do jovem brasileiro. A primeira enquete irá identificar os maiores temores do público entre 14 e 25 anos de idade.
E-mail -
guilherme.barros@uol.com.br


ANÁLISE

Motivos de sobra

Dois aspectos externos e um interno foram, para o economista Antônio Corrêa de Lacerda, da Sobeet, cruciais para a rapidez e o montante do acordo do Brasil com o FMI. Em primeiro lugar, o fato de o FMI ter errado redondamente pelo mundo: Ásia, Rússia, Argentina. O único caso no qual o FMI pode justificar sua função de amortecedor de crises é o Brasil. Além disso, empresas e bancos norte-americanos, que enfrentam crise local desde o ano passado, amargaram fortes prejuízos com a derrocada da Argentina. Não interessaria aos EUA que a crise brasileira afetasse ainda mais os resultados dos bancos de lá. Finalmente, como o Brasil já segue o receituário recomendado pelo FMI, não foi muito difícil fechar o acordo.



Próximo Texto: Opinião Econômica: Reclamos de um Estado celeiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.