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COMÉRCIO
Queda é atribuída à desvalorização cambial e aos juros altos, mas associação do setor crê em recuperação no Natal
Vendas em shoppings caem 1% no semestre
LUCIANA COELHO
DA FOLHA ONLINE
O encolhimento das vendas do
varejo chegou aos shoppings brasileiros, que registraram queda de
1% em valores nominais no primeiro semestre deste ano na comparação com os primeiros seis
meses de 2001. Os dados, que já
trazem descontada a inflação medida pelo Índice de Preços ao
Consumidor calculado pela Fundação Getúlio Vargas, foram divulgados ontem pela Abrasce
(Associação Brasileira de Shopping Centers).
Segundo Paulo Stewart, presidente da Abrasce, a queda nas
vendas se deu em meio a um contexto de desvalorização cambial e
juros altos. Mas ele afirmou que o
desempenho do segmento foi razoável se comparado a outros setores, como o de supermercados,
que no mesmo período sofreu retração de 2%. Para o ano, a expectativa é de recuperação, puxada
sobretudo pelas vendas de Natal.
"Acreditamos que é possível
modificar esse quadro de queda
para obter um crescimento entre
1% e 2% no ano", disse.
"O ano passado teve um primeiro trimestre positivo, mas os outros trimestres foram muito ruins
com o racionamento de energia, a
crise argentina e a crise norte-americana", observou Stewart.
Nos 12 meses encerrados em junho, as vendas nominais dos
shoppings diminuíram 3,16% em
relação aos 12 meses imediatamente anteriores. "É uma situação que preocupa, mas já estamos
tendo alguns sinais de melhora."
Para a melhorar as vendas, Stewart não apontou novas estratégias nem a melhora da conjuntura. "A recuperação vai acontecer
por causa do calendário. Tivemos
um Dia das Mães e um Dia dos
Pais melhores esse ano, e devemos conseguir a recuperação [sobre as vendas de 2001" com o Natal", afirmou. Sondagem da
Abrasce com 25 shoppings brasileiros mostra que as vendas do
Dias dos Pais devem superar em
cerca de 2,5% as de 2001.
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