UOL


São Paulo, sexta-feira, 12 de setembro de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.

Adesão geral
Todos os bancos credores deverão aderir à proposta aprovada pelo BNDES de perdoar 96,8% da dívida da Chapecó. Os maiores credores são: IFC (Banco Mundial), Banco do Brasil e ABN Amro. O BNDES detém 60% do crédito dado à Chapecó.

Na fila
A Secretaria de Previdência Complementar irá aprovar no próximo dia 18, em Brasília, o fundo de previdência da Força Sindical, que tem uma base de 12 milhões de trabalhadores. Será o quarto fundo instituidor a ser aprovado pela SPC.

Mesa-redonda
A CNI promove hoje uma mesa-redonda para discutir o quadro econômico e social do Brasil. Participam da mesa o deputado Delfim Netto, os economistas José Alexandre Scheinkman e Luiz Gonzaga Belluzzo e o sociólogo Gildo Marçal Brandão.

Infra-estrutura
Guido Mantega (Planejamento) vai se reunir com toda a Abdib na próxima segunda para expor aos empresários detalhes dos projetos de infra-estrutura do Plano Plurianual (PPA) 2004-2007 e os mecanismos de Parceria Público-Privada (PPP).

Na Justiça
Eike Batista (Geoplan) prepara ação judicial contra a Prefeitura de São Bernardo do Campo. Ele alega que, há 29 meses, a prefeitura paga à Geoplan pelo serviço de distribuição de água no município. Batista diz que já investiu mais de R$ 8 milhões e ainda não viu a cor do dinheiro.

Alimentação saudável
Pesquisa realizada pela ACNielsen CBPA, em São Paulo e no Rio de Janeiro, encomendada pela Gelita South America, braço sul-americano do grupo líder mundial em produção de gelatina, mostra que 65% de 1.140 entrevistados têm alguma preocupação em manter uma alimentação saudável.

Na linha
A Arapuã dobrou a venda de aparelhos celulares no mês de agosto, se comparado com o mês anterior. Somente no último mês, a modalidade teve 19% de participação nas vendas da rede.

Mapa contra a fome
A Infostrata, que criou o mapa Ação Contra a Fome no Brasil, para o Programa Fome Zero, apresentará o sistema na Bolívia, hoje. Será na 10ª Conferência Latino-Americana de Usuários de Sistemas de Informações Geográficas, na cidade de Santa Cruz de la Sierra.

Café da manhã
A Bradesco Corretora reuniu, ontem, no salão nobre da Bovespa, 200 clientes em um café da manhã com o objetivo de ampliar a base de acionistas do mercado de capitais brasileiro.

Responsabilidade social
O Laboratório Sabin, de Brasília, que atende várias estrelas do governo, será o primeiro de análises clínicas do Brasil a receber certificação por responsabilidade social. O Sabin foi auditado pela DNV, empresa norueguesa de certificação.

Marketing esportivo
Laurent Scharapan, diretor administrativo da Meridian, agência de marketing do Comitê Olímpico Internacional, virá ao Brasil para participar do 1º Congresso Pan-Americano de Marketing e Negócios no Esporte, de 2 a 4 de outubro, no Rio.

E-mail -
guilherme.barros@uol.com.br

ANÁLISE

Consolidação

A terceira captação de títulos da República no mercado internacional na gestão Luiz Inácio Lula da Silva consolida a visão no mercado internacional de que o governo não só não vai dar o calote, como se chegou a temer no ano passado, como irá continuar a adotar uma gestão macroeconômica responsável. A opinião é do economista Roberto Padovani, da Tendências, em carta a ser enviada hoje aos clientes.
Outra leitura importante dessa captação, segundo Padovani, é que o país aumenta sua capacidade de solvência. Com o ingresso desses recursos captados no mercado externo, crescem as reservas, o que deixa o investidor mais tranquilo quanto à capacidade de o governo brasileiro honrar suas dívidas em 2004.

NO MERCADO

A menos de uma semana do Copom, os juros futuros continuam derretendo. A taxa do contrato DI de janeiro caiu para 19,07% na BM&F. Descontado o custo dos bancos, esse contrato já projeta uma taxa básica de 18% no fim do ano.

FRASE

O governo Lula não só não deu o calote como está buscando novos recursos


Roberto Padovani, economista

NÚMEROS

R$ 209,64
Foi o preço da cesta básica dos paulistanos ontem, com alta de 0,91% em sete dias, diz o Procon/Dieese.

8%
É a alta nas receitas com exportações de calçados em agosto sobre mesmo mês de 2002, diz a Abicalçados.


Próximo Texto: Fundo do poço: Governo arrecada menos e pode elevar cortes
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.