São Paulo, Sexta-feira, 12 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PREÇOS

IPCA bate em 1,19%; equipe quer negociar com elétricas e teles, mas Tourinho fala em respeitar contratos

Governo já estuda segurar tarifas


da Redação

O índice de inflação escolhido para nortear a atuação do Banco Central disparou no mês passado. O IPCA, que mede o índice de preços ao consumidor usado no sistema de meta de inflação, passou de 0,31% em setembro para 1,19%.
Com esse resultado, a alta acumulada no ano chega a 7,27%, o que dificulta o cumprimento da meta de 8%. O sistema, no entanto, prevê margem de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. O teto de 10% não deve ser atingido.
A pressão inflacionária leva o governo a estudar iniciativas para segurar reajustes de tarifas. A Folha apurou que a equipe econômica pretende negociar com empresas de energia elétrica e telecomunicações regras para impedir aumentos no próximo ano acima de 6%, que é a meta de inflação para 2000. O ministro das Minas e Energia, Rodolpho Tourinho, disse ser preciso respeitar contratos.


Texto Anterior: Painel S/A
Próximo Texto: Governo quer conter alta de tarifa pública em 2000
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.