São Paulo, quinta, 12 de novembro de 1998

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CUSTO DO DINHEIRO
Comércio diz que queda terá pouco efeito sobre o crediário; Fcesp estima faturamento real 5% menor
Juro menor não deve elevar as vendas

da Reportagem Local

A queda dos juros, que estava prevista para ontem, mas que não foi anunciada pelo Conselho de Política Monetária do BC até as 20h30, terá impacto reduzido sobre as vendas do comércio.
Segundo a Associação Comercial de São Paulo, embora a queda tenha efeito psicológico favorável sobre o consumidor, não deve influenciar no crediário.
"Parece pouco provável que as vendas aumentem por causa dessa queda", diz Marcel Domingos Solimeo, diretor do Instituto de Economia Gastão Vidigal, da Associação Comercial de São Paulo.
Para ele, a taxa de juros deveria ter redução mais forte -para cerca de 25%- de uma só vez.
Para Antonio Carlos Borges, diretor-executivo da Federação do Comércio do Estado de São Paulo, por maior que seja a redução, as taxas ainda serão altas.
"O problema não é apenas dos juros, mas do desemprego e da recessão. Ainda estamos longe do juro que pode reativar a economia."
O consumidor sabe, segundo Borges, quando o juro está excessivamente alto, como agora, em torno de 100% a 120% ao ano. Na ponta do consumidor, pode significar queda de 11% para 10,5% ao mês.
Borges diz que a federação prevê que o faturamento do comércio tenha queda real de 5% neste ano em relação a 97.



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