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CUSTO DO DINHEIRO
Comércio diz que queda terá pouco efeito sobre o crediário; Fcesp estima faturamento real 5% menor
Juro menor não deve elevar as vendas
da Reportagem Local
A queda dos juros, que estava
prevista para ontem, mas que não
foi anunciada pelo Conselho de
Política Monetária do BC até as
20h30, terá impacto reduzido sobre as vendas do comércio.
Segundo a Associação Comercial
de São Paulo, embora a queda tenha efeito psicológico favorável
sobre o consumidor, não deve influenciar no crediário.
"Parece pouco provável que as
vendas aumentem por causa dessa
queda", diz Marcel Domingos Solimeo, diretor do Instituto de Economia Gastão Vidigal, da Associação Comercial de São Paulo.
Para ele, a taxa de juros deveria
ter redução mais forte -para cerca de 25%- de uma só vez.
Para Antonio Carlos Borges, diretor-executivo da Federação do
Comércio do Estado de São Paulo,
por maior que seja a redução, as taxas ainda serão altas.
"O problema não é apenas dos
juros, mas do desemprego e da recessão. Ainda estamos longe do juro que pode reativar a economia."
O consumidor sabe, segundo
Borges, quando o juro está excessivamente alto, como agora, em torno de 100% a 120% ao ano. Na ponta do consumidor, pode significar
queda de 11% para 10,5% ao mês.
Borges diz que a federação prevê
que o faturamento do comércio tenha queda real de 5% neste ano em
relação a 97.
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