São Paulo, terça-feira, 12 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RECALL

Conclusão é de estudo independente feito pelas empresas

Adesivo em pneu causou acidentes com Explorer, afirma "USA Today"

DA FOLHA ONLINE

O adesivo usado na fabricação dos pneus é o culpado pela morte de mais de cem pessoas em acidentes envolvendo o modelo Ford Explorer, segundo estudos independentes da Ford e da Bridgestone/Firestone.
A informação está na edição eletrônica do jornal "USA Today".
O adesivo é usado na colagem das várias camadas de borracha utilizadas na fabricação dos pneus. O defeito provocava o descolamento de tiras e causava os acidentes.
Os estudos, que devem ser apresentados nesta semana para a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), uma associação que fiscaliza a segurança nas estradas norte-americanas, deve tirar a responsabilidade da Ford pelos acidentes.
Oficialmente, a montadora norte-americana afirma que ainda não chegou a uma conclusão sobre a causa das mortes, e a Bridgestone/Firestone não quis se pronunciar sobre o assunto.
O defeito levou a Bridgestone/ Firestone a convocar o recall de 6,5 milhões de pneus em agosto passado.
O recall afetou a imagem das duas companhias.
Tanto a Ford quanto a Bridgestone/Firestone anunciaram cortes em sua produção e demissões, inclusive de seus diretores, devido à queda nas vendas de seus produtos e aos gastos com o recall, que deverá ser encerrado até o final deste mês.


Texto Anterior: Indústria: Grupo Danone compra Paulista e se torna líder do setor no Brasil
Próximo Texto: Mercado financeiro: Bolsa volta a superar os 15 mil pontos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.