São Paulo, quinta-feira, 12 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONCORRÊNCIA

Para a Secretaria de Direito Econômico, aquisição poderá significar "graves prejuízos aos consumidores"

SDE é contra compra da Garoto pela Nestlé

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A compra da Garoto pela Nestlé poderá significar "graves prejuízos aos consumidores", de acordo com a SDE (Secretaria de Direito Econômico), órgão do Ministério da Justiça. Com base nessa avaliação, a SDE elaborou parecer contra a operação.
Ainda de acordo com a secretaria, outras empresas poderiam comprar a Garoto. Na avaliação da SDE, se a Garoto fosse comprada por outra empresa, haveria menos risco de demissões em massa e do fechamento da fábrica de Vila Velha (ES).
O parecer servirá de apoio para que o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) decida se o negócio pode ou não ser feito. Segundo a SDE, a Nestlé deverá apresentar ao órgão alternativas para que não possa exercer poder de mercado muito grande.
Segundo a SDE, a operação de compra, ocorrida em fevereiro, gera elevadas concentrações no mercado de chocolates para consumo imediato (bombons e avulsos), caixas de bombons, ovos de Páscoa e tabletes grandes.
Também haverá concentração no mercado de cobertura sólida de chocolate e monopólio no mercado relevante de coberturas líquidas de chocolate.
A Nestlé confirmou oficialmente a compra da Garoto no final de fevereiro. O negócio significou a criação de uma empresa com faturamento superior a R$ 5,2 bilhões e 15 mil funcionários.


Texto Anterior: Crise no ar: Prejuízo da Varig cai 70% no 3º trimestre
Próximo Texto: Mercado financeiro: Com Palocci e Bradesco, dólar cai 0,79%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.