São Paulo, quinta-feira, 12 de dezembro de 2002

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O VAIVÉM DAS COMMODITIES

Em queda
Os preços do milho começaram a cair com maior intensidade. As quedas ocorrem tanto no mercado físico como no futuro. No Paraná, a saca do produto já recuou para R$ 21,00 em Maringá (PR). Já na Bolsa de Mercadorias & Futuros, o contrato de janeiro recuou ontem para R$ 24,30, 13% menos do que no início do mês.

Demanda mais fraca
A procura menor por milho neste período do ano, quando avicultores e suinocultores aumentam os abates de animais por causa das festas natalinas, provocou a queda nos preços. Muitos produtores também estão vendendo milho para acerto de contas neste final de ano.

Safrinha antecipada
O excesso de umidade no Paraná, que dificulta o plantio da soja no tempo ideal, poderá forçar muitos produtores a optar pelo milho. Se até o dia 20 deste mês os agricultores não conseguirem semear a soja, poderão adiar o plantio para janeiro, mas com milho. Com isso, antecipariam a safrinha, conseguindo preços melhores para o produto.

Fim de ano
Os preços do frango voltaram a R$ 1,45 por quilo do animal vivo na granja, valor pago pelos frigoríficos até o final de novembro. A proximidade das festas de fim de ano aumenta a procura.

Boi também em alta
Os frigoríficos paulistas reajustaram os preços da arroba de boi gordo para R$ 58, ontem. A alta ocorre devido à redução na oferta de animais para abate. No início do mês o preço era de R$ 56.

Oferta reduzida
A oferta de suínos também é reduzida em algumas regiões produtoras, o que tem provocado elevação dos preços, segundo o Cepea. Em Santa Catarina, o quilo do animal vivo vai de R$ 1,50 a R$ 1,55. Já em Minas Gerais, os preços médios recuaram de R$ 2,00 para R$ 1,95.

Espantados
As indústrias européias de torrefação estão impressionadas com o apetite japonês nas compras de café gourmet brasileiro. Em leilão da Brazil Specialty Coffee Association, na terça-feira, a saca de café gourmet brasileiro atingiu US$ 1.700.

Só em janeiro
As negociações com arroz deverão voltar ao normal só em janeiro, segundo a consultoria Brandalizze, de Curitiba. As redes varejistas diminuíram as compras e já começam a ofertar mais os produtos específicos de fim de ano.

Cestas básicas
Segundo a Brandalizze, aumentou a procura por marcas alternativas de arroz -mais em conta- para a distribuição em doações no Natal. Esse é mais um motivo para a queda dos negócios com as marcas tradicionais.

Demanda de cacau
A indústria européia de chocolate diz que o reajuste nos preços do cacau neste ano influenciará na demanda de produtos finais. Alguns analistas, no entanto, dizem que o reajuste no preço dos chocolates é pequeno e que não terá grande impacto sobre o consumo.

E-mail:
mzafalon@folhasp.com.br


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