|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
VAREJO
Para redes, consumo retraído afetou resultado em 2005
Pão de Açúcar fatura 5,4% a mais e se mantém à frente do Carrefour
ADRIANA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL
O grupo Pão de Açúcar registrou alta de 5,4% nas vendas brutas no ano passado e acumulou
faturamento de R$ 16,1 bilhões
-manteve-se, portanto, à frente
do concorrente Carrefour. A rede
francesa fechou 2005 com receita
bruta de R$ 11 bilhões ( 4 bilhões), o que representa um crescimento de 7,7% em relação a
2004. Os números foram publicados ontem pelas duas empresas.
É possível ainda comparar o desempenho das duas redes varejistas em relação às vendas das mesmas lojas que tinham em 2004 e
2005 -excluindo, portanto, o
efeito da abertura de pontos-de-venda. Nesse caso, o Pão de Açúcar cresce 2,6% sobre o ano anterior. Já o Carrefour registra uma
alta de 2,1%, informa o balanço financeiro da cadeia publicado na
França.
Nos números apresentados, as
empresas não publicaram o resultado deflacionado (IPCA) de 2005
-em relação as mesmas lojas que
tinham em 2004. Esse número
apresentava retração até novembro, no caso do Pão de Açúcar, e é
utilizado com frequências pelos
analistas do setor pela precisão.
As redes de supermercados têm
as mesmas explicações o discreto
resultado de 2005. O Pão de Açúcar cita o "ambiente de consumo
retraído, resultante do baixo poder aquisitivo dos consumidores
e da diminuição do nível de confiança verificada a partir do início
do segundo semestre", como fatores ruins para o desempenho,
relata em seu comunicado.
Para o Carrefour, do mesmo
modo, "as vendas continuam impactadas pela desaceleração no
consumo".
A rede francesa faz, porém, outro adendo: cita o efeito "canibalização pela forte política de expansão orgânica da rede", como outro provocador para essa expansão de um dígito nas vendas em
2005. A abertura ou a compra de
lojas próximas a pontos já existentes favorece no varejo esse processo de canibalização nos resultados.
Na tentativa de impedir que o
concorrente fique com um ponto-de-venda próximo ao seu, a rede
se "protege" e busca ficar com o
terreno antes da cadeia varejista
rival. Reestruturações internas foram comandadas durante todo o
ano e devem continuar em 2006
para tentar aumentar a eficiência
das lojas e melhorar o resultado.
No comunicado publicado ontem, o Pão de Açúcar cita iniciativas para reduzir gastos (como a
centralização na compra de produtos que os departamentos internos da empresa usam) para
exemplificar essa tentativa.
No caso do Carrefour, a empresa afirma que empregou esforços
para eliminar custos de sua unidade de supermercados (a rede
Champion), fechando lojas. Foram 20 no Rio de Janeiro e 14 em
todo o Brasil em 2005.
Investimentos em 2006
Foi publicado ontem o próximo
plano de investimento do grupo
Pão de Açúcar e, com isso, é possível saber quanto as redes gastarão
em 2006.
A rede pretende investir R$ 1,5
bilhão no biênio 2006/2007 -a
companhia não especifica os gastos deste ano. Quer abrir de 16 a 20
hipermercados Extra e entre 40 a
60 supermercados (CompreBem,
Pão de Açúcar ou Sendas).
A empresa norte-americana
Wal-Mart, a maior rede varejista
do mundo, já anunciou que pretende gastar R$ 600 milhões para
abrir 15 novos pontos neste ano.
No Carrefour, os gastos devem
atingir R$ 700 milhões e serão investidos na abertura de 15 lojas no
país, segundo a direção informou
recentemente.
O anúncio dos valores é feito
anualmente, mas nem sempre as
redes gastam aquilo que afirmam
de forma preliminar.
Texto Anterior: Frases Próximo Texto: Europa: Alemanha cresce 0,9% em 2005 Índice
|